GIP’s do Baixo Guadiana já apoiaram 1700 utentes - Algarlife GIP’s do Baixo Guadiana já apoiaram 1700 utentes - Algarlife
Alcoutim - Baixo Guadiana

GIP’s do Baixo Guadiana já apoiaram 1700 utentes

Desde Agosto de 2015 os GIP’s do território do Baixo Guadiana já chegaram a mais de um milhar de pessoas.

Os Gabinetes de Inserção Profissional (GIP´s) apoiam empresários e desempregados com uma abordagem descentralizada e de proximidade com a população. Emprego, formação e empreendedorismo são as palavras-chave deste serviço.

Em 8 meses de trabalho, os relatórios dos Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) do Baixo Guadiana já registaram 1725 beneficiários do serviço.

O último relatório estatístico, referente ao 1º trimestre de 2016, de Janeiro a Março, os GIP interveio junto de 724 pessoas, um gabinete descentralizado que funciona como suporte à intervenção dos serviços de emprego.

O objetivo é o estabelecimento de contactos entre empresários e empregados, através da promoção de uma abordagem multidisciplinar e de grande proximidade com as populações no território do Baixo Guadiana, destacando que se trata de um gabinete que leva o «Centro de Emprego» à população. Aqui constaram atividades de apoio à procura ativa de emprego, captação e divulgação de ofertas de emprego, apoio à colocação, divulgação de medidas de emprego, formação profissional e empreendedorismo, visitas a entidades, entre outras.

Para além estas ações, continua a ser prestado apoio ao serviço de emprego de VRSA numa base diária. Às entidades é dado apoio personalizado no âmbito da preparação de candidaturas, acompanhamento de processos, documentação, pedidos de reembolso e encerramento de contas.

Relativamente à caracterização dos utentes deste 1º trimestre, com habilitações até ao 5º ano de escolaridade constaram 60 pessoas; entre o 6º e o 8º ano de escolaridade 150 pessoas; do 9º ano até ao 11º ano a maior fatia populacional, com um total de 435 indivíduos; por último, com igual ao superior ao 12º ano do ensino secundário apenas um total de 79. No que diz respeito aos grupos etários a reportar que a faixa dos 31 aos 54 anos de idade representa 415 pessoas das 724.

A Associação Odiana assinou em Julho de 2015 contratos com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para a gestão de 3 Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) no território, nomeadamente nos concelhos de Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António. Para marcação de reunião com os GIP’s do Baixo Guadiana ficam os emails:gip.alcoutim@gmail.com , gip.castromarim.@gmail.com , gip.vrsa@gmail.com




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.