A campanha “Mergulho Seguro” tem por objetivo alertar os jovens para os perigos dos mergulhos mal calculados, em piscinas, praias ou outras zonas balneares, costeiras ou fluviais, e que constituem uma das maiores causas de lesões na coluna com situações graves de paraplegia e tetraplegia. Esta é mais uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa com o apoio da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) .
“Antes de mergulhar, avalie primeiramente o espaço, perceba onde há mais profundidade bem como se há rochas envolventes e/ou correntes de água. Evite locais desconhecidos, não vigiados e sem as devidas condições de segurança para mergulhar. Informe-se, fale com frequentadores do local e com as equipas de nadadores-salvadores. Garanta que existe água debaixo de água, para não bater no fundo. Mergulhe em segurança”, aconselha João Gamelas, presidente da SPOT.
A campanha “Mergulho Seguro” de 2023 foi totalmente produzida, realizada e editada pela equipa da Direção de Comunicação e Marcas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e será veiculada em vários meios. Lançada em 2013, dez anos depois o alerta mantém-se, porque “mais vale prevenir do que remediar”.
Caso presencie um acidente ou suspeite de um caso de eventual lesão da coluna, contacte de imediato o número de emergência médica (112). Não mexa na vítima, pois qualquer movimento pode causar danos maiores e permanentes.
Vai (mesmo) mergulhar? Informe-se sobre as medidas de precaução. Veja o vídeo da campanha em: youtu.be/IDe78QowV7k