O Cineteatro São Brás é o palco no próximo dia 8 de de Novembro (21:30), de mais uma noite de música, animação e muito convívio com o 16.º Encontro de Tunas Académicas de São Brás de Alportel, um espetáculo pleno de espírito académico, uma iniciativa da Associação Cultural Sambrasense.
A disponibilidade dos estudantes, os trajes académicos e as tradicionais capas negras, dão corpo a um verdadeiro espetáculo musical que será repleto de boa disposição, proporcionado pelas cinco tunas que vão participar nesta edição.
A tuna mista da Universidade do Algarve, a Real Tuna Infantina, formou-se em 1995 e o nome foi inspirado na personalidade do Infante D. Henrique, o Navegador. Organiza todos os anos o Mistuna, Festival de Tunas Mistas da cidade de Faro.
Na cidade de Mirandela nasceu a In Vinus Tuna, formada por um grupo de amigos que quis dar asas ao seu talento numa homenagem a Baco, deus do vinho. A mais nova tuna a participar neste encontro representa a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela.
A Tuna Sadina, Tuna Feminina na Escola de Educação de Setúbal, surgiu no ano 2000 pela vontade um grupo de jovens alunas que decidiram dar mais visibilidade à sua escola, aprender mais sobre música e fazer novas amizades.
Entre as participações algarvias encontra-se a Tuna Universitária Afonsina de Loulé, a Tualle, do Instituto Superior Dom Afonso III. Assume-se como uma tuna masculina em respeito à velha tradição do “trovadorismo estudantil” e já levou a boa disposição algarvia a diversos pontos do país.
O 16.º Encontro de Tunas Académicas conta com uma presença internacional, pela Tuna de Sevilla, que traz a São Brás de Alportel os ritmos andaluzes da vida académica espanhola. O espetáculo começa às 21h30 e os bilhetes variam entre os 2,00€ para estudantes e 3,00€ para o público em geral.