São Brás de Alportel amplia a rede de Desfibrilhadores automáticos - Algarlife São Brás de Alportel amplia a rede de Desfibrilhadores automáticos - Algarlife
São Brás de Alportel amplia Rede de Desfibrilhadores automáticos externos com a instalação destes equipamentos no espaço público, passando a contar com 11 desfibrilhadores automáticos externos com vista a uma resposta rápida e eficaz, a situações de paragem cardiorespiratória que possam ocorrer.

São Brás de Alportel amplia a rede de Desfibrilhadores automáticos

São Brás de Alportel amplia Rede de Desfibrilhadores automáticos externos com a instalação destes equipamentos no espaço público, passando a contar com 11 desfibrilhadores automáticos externos com vista a uma resposta rápida e eficaz, a situações de paragem cardiorespiratória que possam ocorrer.

O Programa Municipal de Desfibrilhação Automática de São Brás de Alportel criado em 2016 foi ampliado no final de 2023, numa decisão que permitiu capacitar a rede de desfibrilhadores da vila de dois equipamentos de primeira resposta a situações de paragem cardiorespiratória para 11 desfibrilhadores.

No passado dia 1 de março, Dia Internacional da Proteção Civil, numa ação promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil foi realizada visita, por alguns parceiros deste projeto, nomeadamente Bombeiros Voluntários, GNR e Agrupamento de Escolas, a um dos equipamentos instalados junto à Escola Secundária, tendo sido realizado teste ao seu funcionamento.

Até ao momento, estavam instalados dois desfibrilhadores automáticos no Pavilhão Municipal Dr. José de Sousa Pires e nas Piscinas Municipais Cobertas, equipamentos que concentram grande número de utentes, e quatro nos veículos de socorro do Corpo de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel.

Os quatro novos equipamentos estão instalados em espaços públicos: junto à Escola Secundária José Belchior Viegas, zona que abrange o Quartel GNR e área de grande densidade habitacional; junto à Escola Poeta Bernardo de Passos e Parque de Desporto e Lazer (que integra Campo de Futebol Municipal – Sintético, Skate Parque, Campo de Basquetebol e Complexo de Petanca), perto do Centro Escolar com diversos equipamentos de ensino, uma creche e uma área habitacional; junto ao Mercado Municipal, em pleno centro urbano que concentra a maioria dos estabelecimentos comerciais e a zona de maior densidade habitacional e também no Centro Histórico, na proximidade da Câmara Municipal, Biblioteca Municipal, Centro de Artes e Ofícios, Piscinas Descobertas e Igreja Matriz.

Os novos equipamentos já instalados nas zonas exteriores já estão em funcionamento e aguardam apenas o licenciamento pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Esta é uma medida fundamental para a proteção civil e segurança da comunidade, que o Município espera que possa ser uma mais-valia e possa fazer diferença na assistência a quem sofra uma paragem cardiorespiratória.

Este projeto integra a constituição de um largo grupo de cidadãos voluntários que se disponibilizam para colaborar nesta missão cívica que pode salvar vidas.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »