ACRAL e DRAP do Algarve desenvolvem projeto de citrinos! - Algarlife ACRAL e DRAP do Algarve desenvolvem projeto de citrinos! - Algarlife

ACRAL e DRAP do Algarve desenvolvem projeto de citrinos!

ALGAR e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, assinaram um protocolo de cooperação por um período de 12 anos, que visa a implementação de um projeto experimental, para Ensaio de citrinos em modo de produção biológica / modo de produção convencional.

O projeto resultante desta parceria, pretende comparar os dois modos de produção, em condições edafoclimáticas semelhantes, tentando demonstrar a viabilidade técnico-económica e a qualidade do cultivo biológico de citrinos, segundo as práticas culturais autorizadas, bem como outros aspetos importantes, como os fitossanitários.

A iniciativa visa igualmente o fomento da prática de agricultura biológica, sensibilizar e educar a população para o respeito e defesa do ambiente, potenciando a utilização de composto.

O comunicado da ACRAL, refere que “Os citrinos são uma das culturas com maior relevância na região do Algarve, não só em termos de área mas também ao nível da socio economia regional. A agricultura biológica é um modo de produção cujas mais-valias deverão ser estudadas e avaliadas. É fundamental a cooperação entre entidades regionais, no sentido de obter resultados que impulsionem o desenvolvimento da região”.

Foi nesse sentido que a ALGAR e a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve decidiram celebrar este protocolo. O acordo de cooperação tem como objetivo o desenvolvimento do projeto “Implantação de uma parcela experimental de citrinos em Modo de Produção Biológica (MPB)/ Modo de Produção Convencional (MPC).

Serão instalados dois ensaios. Um de laranja Lane Late e outro de tangerina Ortanique. O ensaio com as laranjas terá duas parcelas, uma em modo de produção biológico e outra em modo de produção convencional. Em ambas será colocado Nutriverde – composto produzido na ALGAR com os resíduos verdes, resultante dos desperdícios originarios dos cortes de árvores, ramagens, verdes dos campos de golf, etc.. nas linhas, em faixas de 2m de largura. O Nutriverde funcionará como fertilizante e cobertura de solo para evitar o aparecimento de infestantes.

O ensaio com as tangerinas visará comparar a aplicação de Nutriverde versus Nutriverde Decor no que concerne a fertilidade e a cobertura do solo.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.