Campanha “Comer bem dá Saúde” da LPCC em Lagos!

8

campanha _mnA Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a promover a campanha “Comer bem dá Saúde”, uma iniciativa dirigida a alunos do 1º ciclo do ensino básico, que visa fomentar junto das crianças, hábitos alimentares saudáveis e ao mesmo tempo sensibilizar a comunidade escolar e as famílias, para a importância que a alimentação tem no desenvolvimento infantil.

Com esta ação, a LPCC acompanha aquela que é uma das maiores preocupações da atualidade, tendo em conta a elevada prevalência do excesso de peso e da obesidade entre a população portuguesa, nomeadamente entre as crianças.

Por esta razão, algumas escolas do Município de Lagos (Escola EB1 e JI Nº3 do Agrupamento de Escolas Gil Eanes, e a Escola EB1 e JI de Santa Maria do Agrupamento de Escolas Júlio Dantas) associam-se a esta Campanha, e durante cinco Quintas-Feiras – 20 e 26 de fevereiro e dias 05, 12 e 19 de março – vão ajustar as suas ementas e oferecer nestes dias os alimentos sugeridos na campanha (brócolos, água, maça, iogurte e cenoura, ou alimentos do mesmo grupo alimentar).

Refira-se que esta campanha insere-se numa das missões estatutárias da LPCC – a educação para a saúde e a prevenção da doença. A ação abrangerá escolas de todo o País, quer do continente, quer das regiões autónomas, estimando-se que chegue a mais de 10 mil alunos dos seis aos dez anos, que frequentam tanto o ensino público como o ensino privado.

Os alunos que consumirem estes alimentos receberão um diploma de “Herói Saudável”, provando que comeram bem com distinção. Para o efeito serão distribuídos cartões em que deverão marcar o consumo do alimento do dia e ainda o lugar que ocupa na roda dos alimentos. Serão igualmente oferecidos ímanes com a roda dos alimentos, com uma mensagem de sensibilização adequada à idade das crianças.

A campanha “Comer bem dá Saúde” conta com o apoio institucional do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e Ciência.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.