Festival Flamengo em Faro no Teatro das Figuras em Março!

12

O Teatro Municipal em Faro volta a receber a 13 e 14 de março o ‘Festival El Flamenco’ que celebra um dos géneros de música e dança universal, que foi considerado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO no ano 2010.

O Festival Flamenco de Faro celebra em 2015 a sua 11º edição com um espetáculo, precedido de um workshop de baile flamenco, que será lecionado pela bailaora Luna Fabiola.

O espetáculo “Conexión Flamenca” que será apresentado no dia 14 de março no Teatro Municipal de Faro trata-se de uma estreia em Portugal, e tem como protagonistas ex- bailaores solistas e ex-músicos do Ballet Flamenco de Andalucía.

Os bailaores flamencos José Luis Vidal “El Lebri” e Cristina Gallego começaram as suas carreiras artísticas na Compañia Andaluza de Danza, com direcção artística de José Antonio, e posteriormente foram bailaores solistas do Ballet Flamenco de Andalucía de Cristina Hoyos. Nestas duas importantes companhias de dança protagonizaram diferentes obras flamencas com as quais atuaram em palcos emblemáticos de todo o mundo.

José Luis Vidal “El Lebri” foi também protagonista do filme “Flamenco de Amor” realizado pela televisão austríaca.

Depois de uma longa e intensa carreira nestas duas Companhias de Flamenco, “El Lebri” e Cristina Gallego decidiram partir para projetos a solo, nos quais pudessem expressar os seus sentimentos com mais liberdade de improvisação e menos rigor coreográfico. Em outubro de 2014, estes dois bailaores viriam a reencontrar-se no Museu de Baile Flamenco de Sevilha, e daí surgiu a ideia do espetáculo – Conexión Flamenca.

Conexión Flamenca é um espetáculo de enorme beleza visual e sonora que funde as três formas de ver e sentir o flamenco: o toque, o cante e o baile. Mas fundamentalmente, trata-se de um reencontro entre os dois bailaores e os três músicos que os acompanham neste projeto; músicos que tiveram igualmente uma carreira paralela no Ballet Flamenco de Andalucia, ao longo de vários anos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.