Embaixadora da Ucrânia em Portugal visitou Lagos - Algarlife Embaixadora da Ucrânia em Portugal visitou Lagos - Algarlife
Embaixadora da Ucrânia em Portugal visitou Lagos

Embaixadora da Ucrânia em Portugal visitou Lagos

Maryna Mykhailenko a Embaixadora da Ucrânia em Portugal, acompanhada por comitiva da embaixada, iniciaram na passada sexta feira, um périplo por terras algarvias, para contacto com autarquias, associações e grupos de cidadãos ucranianos a residir no Algarve.

Em Lagos o primeiro ponto de paragem, a diplomata foi recebida pelo executivo municipal nos Paços do Concelho Séc. XXI, onde teve lugar uma cerimónia que contou igualmente com a presença dos representantes da Oranta – Associação de Apoio à Comunidade Ucraniana em Portugal.

O encontro serviu para o município de Lagos reiterar a sua disponibilidade de cooperação, quer para ações de caráter solidário de apoio às vítimas da guerra, quer para a muito desejada prevalência da paz e subsequente reconstrução da Ucrânia.

O programa incluiu a visita a empresas do sector da construção instaladas nas áreas empresariais de Lagos e reuniões com os respetivos gestores, a quem a comitiva diplomática apresentou os projetos para o reforço do comércio bilateral e da cooperação económica.

A pretexto da visita ao centro histórico da cidade e ao Museu de Lagos, foi igualmente abordada a possibilidade de parcerias na vertente cultural.

O centro de alojamento temporário de Espiche, onde estão a viver famílias deslocadas da Ucrânia, foi o último ponto de paragem desta visita. O momento proporcionou um emotivo encontro com este grupo de mulheres, jovens e crianças que se viram forçadas a abandonar as suas terras e a recomeçar os seus projetos de vida em segurança, não perdendo a esperança no regresso aos locais de origem. Em Lagos, onde encontraram porto de abrigo, esta pequena comunidade deslocada aproveitou a oportunidade para expressar a sua gratidão pela forma como foi acolhida e tem sido apoiada desde então.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »