A serra são-brasense conta desde o passado dia 1 de Julho, data em que se assinalou o início do Período Crítico, com um importante reforço na prevenção dos fogos florestais, assegurada por uma patrulha do Exército Português.
A presença desta patrulha militar, resulta da renovação do protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e o Exército Português.
O território são-brasense é constituído em 2/3 por área serrana, um património natural que importa salvaguardar e que representa também uma das principais fontes de riqueza económica do município.
A parceria com o exército integra as ações previstas no Plano de Prevenção de Incêndios Florestais 2016, garantindo um reforço na vigilância, com a circulação diária de duas viaturas do Exército, com militares em permanência e respetiva guarnição, 24 horas por dia.
Esta boa prática, assente no patrulhamento do território serrano, que se prolonga até 30 de setembro, data final da Fase Charlie, vem reforçar o dispositivo de combate aos incêndios com uma equipa especializada, o que garante uma maior prevenção e sensibilização das populações, para comportamentos positivos, no sentido de reduzir a probabilidade de ocorrências.
A defesa do território e a segurança da população são encaradas como prioritárias para a Câmara Municipal de São Brás de Alportel, que com esta medida pretende garantir uma resposta presencial e eficaz na prevenção dos incêndios florestais.