Raia Alhada à moda de Olhão

329

A “Raia Alhada” é um dos pratos típicos de Olhão da Restauração, não se tratando de um exclusivo regional, é no entanto um prato especialmente preparado por alguns especialistas gastronómicos locais, que por razões que ainda não foram desvendadas, conseguem trazer à mesa, um dos pitéus tipo “tomba deuses”, que proporciona o prazer de uma delícia incomparável, no estalo sublimar do palato menos avisado.

A RAIA:

A raia apresenta o corpo achatado, com o rostro quatro vezes maior do que a distância interorbitária, abertura cloacal mais perto da extremidade anterior do corpo do que da posterior e a cauda com linha média de espinhos. Atinge geralmente 60 cm de comprimento.

A RECEITA:

Ingredientes:

400g de raia
5 dentes de alho
1 Molho de Coentros
3 colheres de azeite
1 colher de vinagre
4 batatas
Sal (grosso)

Preparação:

A raia deve ser bem lavada em água corrente e deve ficar com sal durante 2 horas. Num tacho com água a ferver introduz-se a raia já salgada e as batatas e deixa-se cozer até que as batatas estejam cozidas.

Numa tigela temos os alhos muito bem esmagados, azeite, vinagre, 3 colheres de água de cozer a raia.

Depois de cozida, escorre-se a água da raia e das batatas, junta-se o preparado anterior e vai novamente ao fogo cerca de cinco minutos. Serve-se logo após a confeção.

Fonte: Municipio de Olhão / Portal web
Foto: Os prazeres do diabo




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.