Palestra do ciclo “Amatores in Situ" nas Ruínas de Milreu - Algarlife Palestra do ciclo “Amatores in Situ" nas Ruínas de Milreu - Algarlife
Palestra do ciclo “Amatores in Situ" nas Ruínas de Milreu

Palestra do ciclo “Amatores in Situ” nas Ruínas de Milreu

João Pedro Bernardes, arqueólogo e professor da Universidade do Algarve, apresenta a palestra ‘Otium et Negotium nas villae da Lusitânia Romana’, nas Ruínas Romanas de Milreu em Estoi, na quinta feira 27 de abril, (18H00).

A 2ª palestra do ciclo “Amatores in Situ – O Mundo Antigo visto por aqueles que o amam” desenvolvido pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve e coordenado pela Profª Doutora Adriana Nogueira, promove um novo olhar sobre o Mundo Antigo através da literatura, da arte, filosofia e arqueologia.

As villae romanas, como Milreu, para além de constituírem as unidades produtivas por excelência do mundo romano, são ainda espaço de representação das elites. A villa é assim, no dizer de António, urbs in rure, ou seja, é a cidade no campo, naquilo que a cidade representa do mundo culto e civilizado, quanto o campo se apresenta como mundo selvagem, que se domestica e civiliza para gerar riqueza. É esta dualidade que se irá explorar ao longo da apresentação, ora visitando os espaços produtivos, ora os espaços de lazer e de auto afirmação dos proprietários, quer através de tópicos literários caracterizadores de ambos os espaços, quer através do que o registo arqueológico nos vai revelando.

João Pedro Bernardes é doutorado em Arqueologia pela Universidade de Coimbra. É professor associado com agregação da Universidade do Algarve onde leciona nos cursos de licenciatura de Património Cultural e Arqueologia e ainda em vários cursos de mestrado. Tem participado e liderado em vários projetos de investigação de âmbito nacional e internacional, versando sobretudo temas de Arqueologia romana. Foi responsável por algumas escavações arqueológicas nas ruínas de Milreu.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.