Embaixadora Britânica visitou São Brás de Alportel

Embaixadora Britânica visitou São Brás de Alportel

52

Kirsty Isobel Hayes, embaixadora do Reino Unido em Portugal, esteve esta terça feira, em visita oficial ao municipio de São Brás de Alportel, onde foi recebida por Vitor Guerreiro, Presidente da Autarquia.

Na sequência da vitória do Brexit no referendo realizado no Reino Unido e das questões que se colocam ao futuro das relações entre o Governo Britânico e os restantes membros da União Europeia, a Emabaixadora do Reino Unido em Portugal, deslocou-se a São Brás de Alportel, município onde a comunidade britânica tem uma presença muito significativa, onde procurou tranquilizar os concidadãos britânicos residentes no concelho sobre a nova posição do país e os efeitos da saída da União Europeia, em consequência do referendo.

Num município composto por cerca de 11% de estrangeiros residentes, provenientes de diversas nacionalidades, a comunidade britânica é a que ali tem a maior expressão.

A Embaixadora referiu-se na reunião com o Presidente da Câmara Municipal, a disponibilidade do seu país, para manter boas relações com Portugal e com o município.

No âmbito da visita, seguiu-se uma reunião com os cidadãos do Reino Unido no salão da Santa Casa da Misericórdia, dominada pela mensagem de tranquilidade face ao futuro. Um futuro que será debatido e conciliado ao longo dos próximos 2 anos de negociações, mas que segundo Kirsty não carece para já de grandes exaltações.

Na perspetiva da diplomata, a união entre Inglaterra e Portugal é muito mais antiga do que a União Europeia e não será de modo algum colocada em causa, devendo sim iniciar-se agora a construção de um novo caminho de conciliação entre os dois países. Esta foi a mensagem principal da embaixadora que se mostrou grande admiradora de Portugal e do Algarve.

Nota Biográfica

Kirsty Isobel Hayes é Embaixadora do Reino Unido em Portugal desde Setembro de 2014. Entrou para o Ministério dos Negócios Estrangeiros Britânico (Foreign Office, FCO) em 1999. Foi até há pouco tempo Diretora do Departamento de Organizações Internacionais, onde era responsável pelas políticas para as Nações Unidas, Commonwealth, OSCE, crimes de guerra e sanções. Foi negociadora principal do Reino Unido na reunião de Chefes de Governo da Commonwealth em 2013. Anteriormente esteve colocada em Washington e Hong Kong e passou três anos no Sri Lanka acompanhando o seu marido, que foi Alto-Comissário Britânico naquele país. No FCO em Londres trabalhou em diversas áreas, incluindo União Europeia, ambiente, recursos humanos e comunicação. É casada com o Dr. Peter Hayes, tem uma filha e um filho.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.