Ação de controlo dos núcleos de animais errantes em Faro!

11

A Associação Animais de Rua em colaboração com o Municipio de Faro, tem no terreno uma campanha de cadastro, vacinação e esterilização da população animal, um projeto de tratamento e estudo genético e comportamental dos animais errantes no concelho de Faro.

As ações preparatórias decorreram entre 21 e 24 de Novembro com o rastreio de toda a população animal localizada na Ilha de Faro, zona problemática no que diz respeito à existência de núcleos populacionais errantes, e que por isso foi alvo da primeira campanha.

Nesta ação prévia, a Associação Animais de Rua mobilizou para o terreno oito técnicos especialistas que fotografaram e registaram 161 cães e gatos, criando as condições para que a campanha de esterilização e vacinação dos animais, decorra naquela zona com maior organização, celeridade e método.

Para preparação prévia dos munícipes, informa-se que os trabalhos deverão decorrer nas duas últimas semanas de Fevereiro de 2014. A campanha também poderá incidir sobre os animais de rua com dono, sem custos para o seu proprietário, porque também eles podem ser um potencial foco de disseminação de parasitas.

Inédito em Faro, esta parceria com a Animais de Rua, faz parte de um projeto mais alargado, que conta com o apoio da organização internacional não-governamental Dog’s Trust. O objectivo é alargar as áreas de actuação a todas as zonas do concelho, de forma a controlar todos os núcleos populacionais procurando assim interferir positivamente no equilíbrio entre a natureza e o concelho.

Na impossibilidade de alocar recursos humanos próprios, a Câmara Municipal de Faro pensa assim ter encontrado a melhor solução para um problema que é do domínio da saúde pública. Com efeito, os programas CED (captura, esterilização e devolução) têm provado a sua eficácia em toda a Europa. Cabe agora aos técnicos da Associação Animais de Rua replicar este sucesso no nosso concelho, com o total apoio do Município.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.