Monchique esteriliza animais errantes até ao fim do ano

16

A Autarquia de Monchique e a Associação Animais de Rua, formalizaram esta quinta feira, um protocolo de cooperação com base nos princípios de Capturar-Esterilizar-Devolver (CED), uma parceria com o objetivo de esterilizar todos os animais errantes do concelho.

Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Dr. Rui André _abCom este protocolo ambas as entidades pretendem reduzir ou até mesmo terminar com a proliferação do número de gatos silvestres ou assilvestrados do concelho, ação que já teve início, tendo sido esterilizados, até à data, um total de 50 gatos silvestres ou assilvestrados, pertencentes a 7 colónias distintas, existentes no Concelho de Monchique.

Para além das questões relacionadas com a saúde pública, pretende-se desta forma reduzir os incómodos causados por gritos de acasalamento, lutas e cheiros resultantes da marcação de território, mantendo ao mesmo tempo os animais, naquele que é o seu papel no controlo da população de roedores.

Os programas CED são já há vários anos implementados com sucesso em inúmeros países da Europa e dos EUA e também em diversos municípios de norte a sul de Portugal. A sua implementação acarreta várias vantagens, pois para além da redução do número de animais no espaço público e do controlo populacional das colónias, mobiliza ações de voluntariado e potencia o acolhimento e a adopção destes animais o que constitui, acima de tudo um valioso contributo para a salvaguarda do bem estar animal.

Pretende ainda o Municipio de Monchique com este protocolo a recolha e esterilização de animais domésticos pertencentes a pessoas com graves carências económicas comprovadas e que, desta forma, podem ter apoio médico-veterinário para os seus animais de companhia.

A assinatura do protocolo decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo estado presentes, o Presidente da Câmara Municipal de Monchique, Dr. Rui André e a Presidente da Associação Animais de Rua, Dr.ª Maria Pinto Teixeira, na presença da representante da Delegação de Lagos da Associação, assim como da Veterinária Municipal da C.M.M., Dr.ª Ana Silva, a quem deve devem ser enviadas todas as questões relacionadas com este programa através do email “veterinario.municipal@cm-monchique.pt”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.