3ª Edição do concurso escolar “Vamos dar Vida aos Resíduos” - Algarlife 3ª Edição do concurso escolar “Vamos dar Vida aos Resíduos” - Algarlife

3ª Edição do concurso escolar “Vamos dar Vida aos Resíduos”

A 3ª Edição do concurso escolar “Vamos dar Vida aos Resíduos”, ano letivo de 2014/2015, promovido pela ALGAR, arrancou em força. Em apenas um mês (dez 2014) foram recolhidos 18.729 kg de recicláveis nas 34 escolas participantes.

A ALGAR que voltou a ter a parceria da Sociedade Ponto Verde (SPV), neste concurso destinado a todas as escolas da região do Algarve, desde o 1º ciclo até ao Secundário, verificou uma forte adesão das escolas, contando com a inscrição de 12 escolas do Barlavento e 22 escolas do Sotavento Algarvio.

Os alunos desenvolveram planos de gestão para a correta gestão dos resíduos, melhorando o seu processo de separação/deposição seletiva. As equipas intituladas de “Brigadas da Reciclagem” tiveram a missão de fiscalizar o percurso dos resíduos produzidos dentro da escola e adequá-lo por forma a garantir a sua valorização/ tratamento. Foram produzidos folhetos informativos, lonas, cartazes e outros suportes de comunicação alusivos à correta separação dos resíduos.

Também as áreas residenciais circundantes às escolas foram envolvidas neste processo, os alunos promoveram algumas ações de sensibilização junto dos moradores para que também estes utilizassem corretamente os ecopontos.

Como incentivo à implementação dos Planos de Gestão dos Resíduos elaborados pelas escolas, a ALGAR e a SPV disponibilizaram formação e equipamentos para a deposição seletiva dos recicláveis, como Ecobags (para embalagens de papel/cartão, vidro e plástico/metal), contentores para os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e Pilhões para a deposição das pilhas e acumuladores.

Os resultados obtidos no primeiro mês do Concurso (dezembro), que irá decorrer até Abril, foram fantásticos! No total foram recolhidos 5464 kg de vidro, 7692 kg de papel/cartão, 3733 kg de plástico/metal, 1730 kg de REEE e 110 kg de pilhas.

Analisando as quantidades recolhidas nestas 34 escolas no período (dez 2014), quando comparado com o homólogo (dezembro 2013), verificou-se um crescimento no total de resíduos recicláveis recolhidos, na ordem dos 28%.

Três das escolas agora participantes, não efetuavam qualquer separação dos resíduos, sendo todo o material encaminhado para o aterro. Num mês, as referidas escolas, conseguiram juntas, encaminhar cerca de 1 tonelada de recicláveis para valorização! A ALGAR considera estes resultados fenomenais!

O melhor desempenho no Ranking, neste 1º mês do concurso, vai para a EB2,3 Infante D. Fernando (Vila Real de Santo António) que leva a liderança, seguida da Escola E.B. 2,3 Dr. José Neves Júnior (Faro) em segundo lugar e em terceiro lugar pela EB1/JI D. Francisca de Aragão (Loulé). A escola que entregar mais recicláveis no final do concurso, irá receber um computador e haverá ainda um tablet para sortear entre os elementos da equipa da “Brigada da Reciclagem” dessa escola.

“O desafio continua e perante o empenho demonstrado por todos os responsáveis em cada uma das escolas, na implementação dos seus diferentes projetos, acreditamos que a 3ª edição deste concurso, vai ser muito mais competitiva e irá superar todas as expetativas. Só com entusiasmo e determinação é possível mudar mentalidades e comportamentos”, diz o Engenheiro Macário Correia, Administrador de ALGAR.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »