13º Festival de Folclore em São Brás de Alportel

19

O Jardim da Verbena em pleno centro histórico de São Brás de Alportel, é no próximo sábado (27), o palco do 13º Festival de Folclore, uma noite de festa onde as histórias de outros tempos são contadas ao ritmo do passo de dança.

Esta iniciativa, de entrada gratuita, promovida pelo Rancho Típico Sambrasense, tem início pelas 21h00, com um desfile etnográfico pela avenida da Liberdade até ao Jardim da Verbena.

A abertura do festival cabe ao anfitrião, o Rancho Típico Sambrasense, grupo formado em 1993 com o intuito de valorizar e preservar as tradições do barrocal e serra algarvia.

Segue-se o Grupo Folclórico de Bustelo, que vem de Penafiel, um grupo formado em 1992, no seio da Associação Cultural e Recreativa Amigos de Bustelo, para dar a conhecer o espírito das danças e dos cantares da região do Douro e Minho.

O Rancho Folclórico do Cartaxo, constituído em Associação Cultural e Recreativa desde 1982, será o terceiro grupo a atuar, dando a conhecer o domínio etnográfico, social e recreativo do concelho do Cartaxo, em especial da Lezíria, Bairro e Charneca.

O encerramento da noite reserva uma viagem até aos Açores, na companhia do Grupo Folclórico da Casa do Povo de São João, Lajes do Pico, que trazem a São Brás de Alportel os usos e costumes das ilhas, em especial os típicos bailes do pezinho e chamarrita.

Esta iniciativa anual do Rancho Típico Sambrasense conta com a colaboração da Câmara Municipal de São Brás de Alportel e tem por objetivo manter vivas as memórias do passado, presentes nos trajos, nas danças e nos cantares característicos de cada região.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.