Jornada sobre agricultura e desenvolvimento rural em Alcoutim - Algarlife Jornada sobre agricultura e desenvolvimento rural em Alcoutim - Algarlife

Jornada sobre agricultura e desenvolvimento rural em Alcoutim

A Câmara Municipal de Alcoutim promoveu uma jornada sobre agricultura e desenvolvimento rural que contou com a participação de Miguel Freitas, deputado eleito à Assembleia da República.

Reuniões com a Associação Terras do Baixo Guadiana (ATBG), em Alcoutim, e com a empresa Dandlen & Vasques, no Parque Industrial de Balurcos, bem como um encontro com jovens agricultores e associações de desenvolvimento rural, marcaram uma jornada que terminou com visitas à exploração agrícola da V. Luz Agro, em Diogo Dias, e à Coopêssego, cooperativa agrícola de rega do Pessegueiro.

Um dos objetivos da iniciativa foi o reconhecimento do papel ativo da ATBG na gestão dos fundos comunitários, com muitos projetos de dinamização local aprovados e acompanhados, com uma despesa pública superior a 5,8 milhões de euros, consolidando-se como o Grupo de Ação Local (GAL) mais eficaz do Algarve, com taxas de execução superiores a noventa por cento. A sua continuidade como GAL para intervir no âmbito do Portugal 2020 e do CRESC Algarve, de forma a garantir o desenvolvimento integrado do território abrangido nos municípios de Alcoutim, Castro Marim, Mértola, Tavira e Vila Real de Santo António, foi uma das preocupações que ficou patente ao longo da jornada.

Partilha de bons exemplos e boas práticas de agricultura sustentável e de valorização dos produtos locais, bem como oportunidades para a aumentar os canais de comercialização e distribuição, foram o alvo do debate com jovens agricultores e promotores de desenvolvimento rural, que apresentaram os seus projetos e preocupações face aos reduzidos apoios para a consolidação dos investimentos concretizados.

No final da sessão, o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Osvaldo dos Santos Gonçalves, manifestou a inteira disponibilidade do Município para acompanhar e apoiar as iniciativas desenvolvidas pelos agricultores locais, incentivando-os a associarem-se, e fazer chegar as suas principais preocupações aos responsáveis do setor.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »