Avança o projeto da ciclovia e do centro BTT em Alcoutim - Algarlife Avança o projeto da ciclovia e do centro BTT em Alcoutim - Algarlife
Avança o projeto da ciclovia e do centro BTT em Alcoutim

Avança o projeto da ciclovia e do centro BTT em Alcoutim

Alcoutim aprovou a candidatura ao Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE), que visa a criação de uma ciclovia (pista ciclável e faixa ciclável) com cerca 6,73 Km, dotando a vila de uma rede de ciclovias.

O projeto também vai dar lugar à criação de um centro de BTT – infraestruturas de apoio (Instalações sanitárias e local adequado equipado para a lavagem e manutenção de bicicletas, para pequenas reparações e afinações), com uma área de 193m2. A partir do centro de BTT segue a ciclovia que ramificará até ao centro da vila e fará um circuito fechado pela EN122-1, entroncando no CM 1055 que ligará a Corte Tabelião, intersetando nesse ponto a via Algarviana.

O que se pretende é o desenvolvimento do turismo ativo, a valorização do património natural e a consolidação das infraestruturas âncora existentes no Algarve, destinadas à prática da atividade de cicloturismo e pedestrianismo, procurando assim conseguir criar condições de sustentação económica nos territórios de baixa densidade.

A operação tem enquadramento no Programa Operacional CRESC Algarve 2020, eixo prioritário 5 – investir no emprego, objetivo temático 8 – promover a sustentabilidade e a qualidade do emprego e apoiar a mobilidade laboral, prioridade de investimento – 8.9. – A conceção de apoio ao crescimento propício ao emprego, através do desenvolvimento do potencial endógeno como parte integrante de uma estratégia territorial para zonas especificas, incluindo a conservação de regiões industriais em declínio e o desenvolvimento de determinados recursos naturais e culturais e da sua acessibilidade, estando o investimento incluído no Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos (PADRE).

A operação, que se prevê estar concluída até 31 de dezembro de 2022, tem um investimento elegível 732.625,93 euros, ao qual foi atribuída uma comparticipação comunitária (FEDER) de 512.838,15 euros.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »