Dia Mundial da Árvore e das Florestas assinalado em Lagos!

Dia Mundial da Árvore e das Florestas assinalado em Lagos!

12

O Dia Mundial da Árvore e das Florestas foi assinalado em Lagos, com mais de seiscentos alunos das escolas do concelho, a participaram nas iniciativas organizadas.As diversas atividades decorreram em vários locais do concelho, entre os dias 14 e 21 de março.

O objetivo destas comemorações visava a sensibilização dos participantes para a importância da preservação das zonas verdes e para as funções desempenhadas pelas árvores, no que diz respeito ao equilíbrio ambiental e ao bem-estar das populações.

Este ano, as comemorações envolveram um total de 9 escolas do pré-escolar, 1º e 2º ciclo do ensino público, 35 turmas e 661 alunos.

Foram promovidas várias ações de plantação de árvores (52) e cerca de 300 plantas ornamentais, em espaços verdes públicos do município, em Lagos – Parque da Cidade e Avenida dos Descobrimentos, Odiáxere, Bensafrim, Luz – Espiche, Almádena e Chinicato e escolas EB 2,3 Tecnopolis e EB 2,3 das Naus.

À semelhança do ano passado, foram igualmente convidados a participar nestas plantações os utentes dos Lares da Santa Casa da Misericórdia de Lagos, de Odiáxere e Residências Maria Francisca Fialho, os seniores do projeto “Saúde em Movimento” e elementos do Conselho Municipal Sénior.

Sensibilizar todos os participantes para a importância da preservação das zonas verdes e para as funções desempenhadas pelas árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, quer ao nível da própria qualidade de vida das populações e o respeito que todos devemos ter pela natureza, foi o grande objetivo destas comemorações.

Estas ações estão igualmente inseridas na Semana da Primavera Biológica, de 14 a 25 de Março, do “Movimento Plantar Portugal”, que vai na sua 6ª edição, e que este ano contou com a adesão da Câmara Municipal de Lagos.

Estas iniciativas, organizadas pela Câmara Municipal de Lagos, contaram com o apoio dos Sapadores Florestais de Lagos, Juntas de Freguesia, empresas Ferrovial SA e Vibeiras SA, e o Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, que disponibilizou material educativo.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.