Algarve representado no Festival de Gastronomia em Santarém!

11

A Região de Turismo do Algarve participa no 34.º Festival Nacional de Gastronomia, que abre portas hoje em Santarém, com uma tasquinha regional e com um show cooking do Chef José Niza, na próxima quarta feira (22), inspirado na Dieta Mediterrânica.

A tasquinha do Algarve vai servir iguarias da cozinha algarvia durante todo o festival, que decorre até dia 2 de novembro na Casa do Campino, em Santarém, a região estará representada pelo restaurante Tasca Rasca, de Faro.O momento alto da participação do Algarve no Festival Nacional de Gastronomia acontece na quarta-feira, 22, a partir das 12h30.

Numa demonstração de cozinha ao vivo, a mão hábil do Chef José Niza, do restaurante Tertúlia Algarvia, vai apurar os sabores tradicionais do mar e do campo numa Tomatada de Cherne e Amêijoa da Ria Formosa com Escabeche de Citrinos.

A preparação não tem segredos: alouram-se uns dentes de alho e uma folha de louro em azeite, junta-se cebola e chouriço para refogar, refresca-se com vinho branco, adiciona-se pimentos e deixa-se apurar. Adiciona-se polpa e tomate triturado, pimenta, sal e água para cozinhar em lume brando, até que entram na panela o cherne, as amêijoas e os coentros.

Como acompanhamento o chefe sugere um escabeche de citrinos de fazer água na boca, que se prepara com uma juliana dos legumes salteados em azeite, alhos e coentros, refrescando com o sumo e as cascas dos frutos.

No final da demonstração, o público será convidado a degustar o prato inspirado na Dieta Mediterrânica, que desde o final de 2013 é Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO e que tem em Tavira a comunidade representativa de Portugal.

Uma exposição multimédia com conteúdos sobre a dieta e um balcão com material promocional e brindes do Algarve completam a ação que terá como anfitrião o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, e que contará com a presença dos presidentes da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e da Câmara Municipal de Santarém.

A iniciativa é apoiada pelo QREN no âmbito da candidatura ao PO Algarve 21 – Articular Para Intervir – 2.ª Fase, na componente Dieta Mediterrânica, da qual a Região de Turismo do Algarve é parceira.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.