Castro Marim no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém - Algarlife Castro Marim no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém - Algarlife
Castro Marim no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

Castro Marim no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém

Castro Marim está presente pela primeira vez no Festival Nacional de Gastronomia de Santarém, certame que este ano tem como tema “Sabores do Mar Português”.

A participação domunicipio no festival, que celebra os sabores da tradição e da inovação culinária, tem como meta promover o “Melhor Sal do Mundo”, conquistar mercado e preservar a excelência do produto, importante para a economia local e para os seus produtores.

No dia 27 de Outubro o certame celebra o sal sob a tutela do Município de Castro Marim que lhe dedica em exclusivo um programa diversificado, com a distribuição de amostras de sal e flor de sal ao público e oferta de kit promocional aos chefes de cozinha.

Esta ação promocional contempla também Livecooking a cargo dos chefes dos restaurantes “À Terra” do Boutique Hotel Praia Verde e do “Bar Guarita Terrace”, com utilização do sal e flor de sal tradicional que prometem condimentar os pratos.

A animação continua com uma mostra dos produtos gastronómicos, culturais e turísticos mais emblemáticos do concelho, informação sobre os produtores e uma degustação enogastronómica.

Recorde que o Sal de Castro Marim é extraído manualmente e seco ao sol, em plena Reserva Natural do Sapal, o que lhe permite manter a cor naturalmente branca e a retenção de microelementos da vida marinha, contrariamente ao sal industrial, extraído com recurso a meios mecânicos e depurado com sistemas e produtos industriais.

O 36º Festival Nacional de Gastronomia que decorre desde 21 de Outubro e até 1 de Novembro. é uma organização da Empresa Municipal Viver Santarém em parceria com o Ministério do Mar e com a Secretaria de Estado das Pescas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.