ALGAR – Plano de Recolha de Resíduos Recicláveis do Verão

10

Com a entrada no Verão e um aumento da população que chega a triplicar no Algarve, provocando um elevado aumento na produção de resíduos, a ALGAR, empresa responsável pelo Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento dos Resíduos Sólidos, arranca com o seu Plano de Recolha de Resíduos Recicláveis do Verão.

A empresa prepara antecipadamente a época balnear preparando o plano de intervenção que tem por objetivo, responder de forma eficaz ao maior volume de atividade operacional, mobilizando meios humanos e equipamentos para a Recolha Seletiva de mais de 2500 ecopontos, em cada um dos 16 municípios que serve.

Recolha e encaminhando dos resíduos de embalagens recolhidos, para as três centrais de Triagem e Valorização, 2 no Sotavento e 1 no Barlavento, a que acresce a recolha seletiva nos 13 Ecocentros, Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Lagos, Lagoa, Tavira, Loulé, Portimão, que a Algar coloca à disposição da população para a deposição voluntária de resíduos recicláveis de maior dimensão.

O objetivo é que todos os interlocutores diretos, que operam na limpeza urbana e recolha dos resíduos, com responsabilidade de representação do interesse público, colaborem entre si e com as equipas da ALGAR na resolução das dificuldades, que sempre surgem neste período de maior concentração populacional, no âmbito da atividade de recolha seletiva.

Contudo ainda não se conseguiu que todos façam a separação dos seus resíduos de embalagens. Com efeito cerca de 30% de recicláveis ainda são depositados em conjunto com os resíduos indiferenciados em aterro, aumentando o custo para as autarquias e, consequentemente para os munícipes, que veem esse valor refletido na sua fatura da água.

Daí a necessidade de sensibilizar a população, para que todos juntos, possam contribuir e colaborar para um Algarve cada vez mais amigo do Ambiente.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.