Encontro desportivo de Natação Adaptada em Lagoa! - Algarlife Encontro desportivo de Natação Adaptada em Lagoa! - Algarlife
Encontro desportivo de Natação Adaptada em Lagoa

Encontro desportivo de Natação Adaptada em Lagoa!

As Piscinas Municipais de Lagoa receberam na passada terça feira, 2 de fevereiro, o 1º Encontro do Desporto Escolar de Natação Adaptada, com organização da ESPAMOL e o apoio da Câmara Municipal.

Encontro de Natação Adaptada em Lagoa

Encontro de Natação Adaptada em Lagoa

Devido à especificidade, o Encontro realizou-se das 10 às 12 horas, normalmente um período mais tranquilo, de forma a poderem ser utilizados todos os tanques, o que permitiu uma maior variedade de atividades.

O evento, dirigido sobretudo às Escolas do Barlavento, contou com cerca de 84 participantes, portadores de diversas patologias, professores e também os alunos duma turma profissional do Agrupamento ESPAMOL, no apoio durante a realização das atividades.

Em jeito de balanço, o Encontro foi dominado pela alegria e boa disposição por parte de todos os participantes, estando prevista para breve a realização de outros encontros similares, o que representa uma aposta séria e responsável, no âmbito do desporto adaptado.

A prática desportiva é um instrumento privilegiado para os portadores de deficiência, nomeadamente nas vertentes educativa, recreativa, terapêutica e competitiva.

O objetivo do desporto adaptado é fomentar a aprendizagem e o desenvolvimento das aptidões dos praticantes, permitindo-lhes maior autonomia através do desenvolvimento cognitivo e da condição física, contribuindo para a integração social e consequente qualidade de vida.

A natação é um das modalidades desportivas, é das mais indicadas para portadores de algum tipo de deficiência, pelos benefícios e pelas facilidades proporcionados com a execução de movimentos na imersão em água. A natação desenvolve a coordenação, o condicionamento aeróbico, reduz a espasticidade e provoca menos fadiga quando comparada com outras atividades, contribuindo para o processo de reabilitação.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »