Museu Municipal de Faro exibe o filme Azulejos - Une utopie céramique

Museu M Faro exibe o filme Azulejos – Une utopie céramique

6

O Museu Municipal de Faro, promove no próximo dia 12 de fevereiro, a projeção do documentário “Azulejos – Una utopia cerâmica”, no original ‘Azulejos – Une utopie céramique’, do professor e historiador de arte Luís de Moura Sobral.

Este filme, com exibição marcada para as 18h00 e entrada gratuita, foi galardoado com o Prémio Documentário 2012 do Projeto SOS Azulejo e selecionado pelo Festival Internacional do Filme sobre Arte de Montreal – FIFA, em março de 2013.

O Projeto “SOS Azulejo” nasceu da necessidade de combater a grave delapidação do património azulejar português que se verifica atualmente, de modo crescente e alarmante, por furto, vandalismo e incúria. Pretende dar a conhecer, estimular, premiar e encorar boas práticas em múltiplos domínios e áreas temáticas ligados aos azulejos históricos e artísticos portugueses, tanto de épocas passadas como do período contemporâneo.

“Azulejos. Uma utopia cerâmica” é um road-movie gravado em Montreal, em Portugal e no Brasil, que trata de compreender como é que o azulejo, uma forma de revestimento em cerâmica que conhece em Portugal há mais de cinco séculos, uma fortuna singular sem paralelo nos outros países ocidentais, se transformou ou tentou transformar numa forma superior de decoração monumental.

O inquérito é conduzido pelo historiador de arte Luís de Moura Sobral, professor na Universidade de Montreal. Recuando na cronologia, o realizador leva-nos de visita a alguns dos monumentos mais representativos desta modalidade artística, a começar pelo Metropolitano de Lisboa até aos grandes conjuntos da Época Barroca executados pelos Oliveira Bernardes, pai e filho, na primeira metade do século XVIII.

O documentário conta com dois jovens cineastas montrealenses de ascendência portuguesa, Andrew Lima e Robert Reis, como responsáveis da fotografia e do som.

O filme tem a duração de 52 minutos, é falado em francês, português e inglês, sendo legendado em português.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.