Seminário Dieta Mediterrânica Estratégias de salvaguarda - Algarlife Seminário Dieta Mediterrânica Estratégias de salvaguarda - Algarlife

Seminário Dieta Mediterrânica Estratégias de salvaguarda

70

O Anfiteatro Verde do Campus de Gambelas da Universidade do Algarve, recebe nos próximos dias 12 e 14 de Novembro, o Seminário “Dieta Mediterrânica: Estratégias de salvaguarda”.

A Dieta Mediterrânica reconhecida “Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO” em dezembro de 2013, tem sido alvo de um importante trabalho de divulgação por parte das várias entidades responsáveis ou associadas à candidatura, entre as quais a Universidade do Algarve.

(…) O 4º seminário que pretende promover o debate em torno da salvaguarda, promoção e valorização da Dieta Mediterrânica, contará com a participação de especialistas e dirigentes das principais entidades com responsabilidade nesta temática.

No primeiro dia, 13 de novembro, intervém o presidente da CCDR Algarve (David Santos), o presidente do Turismo do Algarve (Desidério Silva), o presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve e da Câmara Municipal de Tavira (Jorge Botelho), a diretora regional de Cultura do Algarve, (Alexandra Gonçalves), o diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve (Fernando Severino), e o presidente da Administração Regional de Saúde do Algarve (João Moura Reis). Estarão também presentes vários membros do Grupo de Acompanhamento para a Salvaguarda e Promoção da Dieta Mediterrânica (GADM), como Vítor Barros (coordenador), Paulo Costa (diretor do Museu Nacional de Etnologia), Alexandra Bento (bastonária da Ordem dos Nutricionistas), Jacinto Gonçalves (vice-presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia), Rui Lima (Direção-Geral de Educação), António Cerca Miguel (Direção de Serviços de Assuntos Europeus e Relações Internacionais), entre outros. Ainda no dia 13 de novembro, pelas 18h00, será apresentado o livro “Plantas silvestres comestíveis do Algarve”, da autoria de Anabela Romano e Sandra Gonçalves, na sala de seminários da reitoria, no Campus de Gambelas. Além deste livro, foram também publicados, recentemente, pela Universidade do Algarve, com o apoio da Comissão de Desenvolvimento Regional do Algarve no âmbito do Programa Operacional Regional PO Algarve 21, um sobre “A Dieta Mediterrânica em Portugal: cultura, alimentação e saúde” e um e-book intitulado “Dimensões da dieta mediterrânica: património cultural imaterial da humanidade”.

No dia 14 de novembro, da parte da manhã, destaque para uma sessão de divulgação de programas de financiamento que poderão integrar projetos no âmbito da Dieta Mediterrânica. Seguidamente irão decorrer sessões paralelas entre investigadores e empresas, instituições e agências de desenvolvimento, dedicadas aos temas “Sustentabilidade, Inovação e Território”.

As considerações finais e o encerramento deste seminário estão marcados para o dia 14, entre as 12h30 e as 13h00 (…).

Programa do Seminário (Click) – Inscrições (Click)

UALg/CM




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.