Projeto TASA apresenta novidades no Catálogo 2014 - Algarlife Projeto TASA apresenta novidades no Catálogo 2014 - Algarlife

Projeto TASA apresenta novidades no Catálogo 2014

O Projeto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Atuais, acaba de lançar o novo catálogo onde apresenta mais de trinta peças que aliam o artesanato e o design, a tradição algarvia, e seus materiais e técnicas, à inovação nas soluções propostas, de uso e gosto contemporâneos.

Este trabalho resulta de uma sinergia no seio de uma rede de artesãos do Algarve detentores dos saberes tradicionais, e de designers que incorporam soluções mais atuais, constituindo-se como guardiães de uma cultura secular que se pretende dar a conhecer.

Cada peça conta uma história, não só das mãos que a trabalharam como também dos antepassados que imprimiram nelas a memória coletiva de trabalhar o que a terra dá e fazer com ela a sua arte e os seus artefactos.

De uma palmeira-anã, e através de engenhosos entrelaçados, fazem-se tapetes, malas, tampas. Da argila, dá-se forma a potes, candeeiros, ladrilhos e vários tipos de recipientes. Do magnífico sobreiro extrai-se de forma totalmente ecológica a cortiça e faz-se uso das suas propriedades mágicas para criar candeeiros, bases e até uma mala para transportar o computador portátil na bicicleta. As ribeiras oferecem a cana para esculpir brinquedos, bordões para caminhantes, clips e um espanta-pássaros. Da planta do linho tecem-se delicados tecidos para almofadas bordadas com motivos rurais…

Neste catálogo, a disciplina do design encontra o artesanato para o elevar, através de soluções estéticas que lhe dão uma marca contemporânea e utilitária, sem perder a sua matriz cultural e ecológica. É uma simbiose perfeita.

Click: Catálogo “Projeto TASA 2014

www.projectotasa.com
informtasa@gmail.com
ProactiveTur, Povo de Querença, 8100-129 Querença, Loulé. Tel. (+351) 289 422 607 Tlm. (+351) 914 535 262




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »