Património Árabe no Algarve na Rota Omíada - Algarlife Património Árabe no Algarve na Rota Omíada - Algarlife
Jogos de tabuleiro - Rota Omíada - crd_rta

Património Árabe no Algarve na Rota Omíada

Assinatura da Carta de Compromisso – Projeto Umayyad

Assinatura da Carta de Compromisso – Projeto Umayyad

É assinada na próxima sexta-feira (22), às 10h00, em Alcoutim, a “Carta de Compromisso – Projeto Umayya”, uma iniciativa que junta Municípios, Turismo e Cultura, na concretização de um conjunto de ações de valorização e dinamização da Rota Omíada.

A Rota Omíada é o itinerário que vai percorrer o legado da dinastia árabe omíada, na cultura e no património de sete países ligados ao mediterrâneo, incluindo Portugal.

A sessão contará com intervenções do presidente da autarquia local, Osvaldo Gonçalves, do presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva e da diretora regional de Cultura do Algarve, Alexandra Gonçalves, parceiros nacionais do projeto que se estende por Itália, Tunísia, Egipto, Jordânia, Líbano e região da Andaluzia em Espanha.

No Algarve, a presença da dinastia omíada fez-se sentir por mais de três séculos, 711 a 1031 e entre os bens inventariados na região, encontram-se jogos islâmicos de tabuleiro, expostos no castelo de Alcoutim, e o castelo velho do município, património que também será revisitado nesta ocasião.

A Rota Omíada é liderada pela fundação El Legado Andalusí e financiada pelo programa European Neighborhood and Partnership Instrument (ENPI), no âmbito dos projetos de cooperação transfronteiriça na área do Mediterrâneo.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »