Lagoa celebra a Semana da Biodiversidade 2023 - Algarlife Lagoa celebra a Semana da Biodiversidade 2023 - Algarlife
Lagoa celebra a Semana da Biodiversidade 2023

Lagoa celebra a Semana da Biodiversidade 2023

Lagoa celebra de 20 a 27 de maio a Semana da Biodiversidade, com o objetivo de assinalar a Comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade. Celebrado no dia 22 de maio, com o objetivo de alertar para a necessidade e importância da conservação da diversidade biológica, o Dia Internacional da Biodiversidade foi proclamado pelas Nações Unidas em 1992, na sequência da adoção da Convenção da Diversidade Biológica.

Na edição de 2023 estão previstas atividades de educação ambiental noturnas e diurnas, de caracter formativo (formação creditada), e informativo (Oficinas da Biodiversidade), de formato on-line e presencial, em horário laboral e pós-laboral, de modo a poder alcançar todos os interessados e amantes do ambiente, de perto e de longe e sensibilizar toda a comunidade civil.

Programa:

– 20 de maio (sábado), das 09h00 às 22h30 – Curso teórico-prático de Observação de Anfíbios – Uma Ferramenta de Educação Ambiental, com Ivo Rosa e Hélder Pereira (GeoWalks & Talks), no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Biodiversidade. Local: Parque Municipal do Sítio das Fontes.

Inscrições: <https://forms.gle/aCqRdw2KzrbSLnbk6>;

– 23 de maio (3ª-feira), das 17h30 às 19h30 – Oficina “Evolução da vida na Terra à luz da Paleontologia” (Formato on-line), com Hélder Pereira (GeoWalks&Talks). Local: Plataforma On-line ZOOM.

Inscrições: <https://forms.gle/p6xboaqo4XMSF2Ax7>;

– 24 de maio (4ª-feira), das 16h00 às 20h00 – Oficina de Ilustração Científica – Técnica da Aguarela (Formato On-line), com Ana Rita Afonso, no âmbito da comemoração do Dia Europeu dos Parques. Local: Plataforma On-line ZOOM. Inscrições limitadas a um máximo de 12 Participantes: <https://forms.gle/hzSgdy5Uajye2wUY7>;

– 27 de maio (sábado), das 20h00 às 00h00 – Criaturas na Noite 2: À Descoberta das Aves Noturnas, com Pedro Cardia Lopes. Local: Parque Municipal do Sítio das Fontes.

Inscrições: <https://forms.gle/DAc1F9ZQqxcXRSb58>;

A presente oferta formativa na área do ambiente e da literacia ambiental, pretende reforçar o compromisso do Município de Lagoa no cumprimento e promoção dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, para concretização da Agenda 2030. Destes, destacam-se o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, e promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos (ODS 4); contribuir para cidades e comunidades mais seguras, resilientes e sustentáveis (ODS 11); tomar iniciativas ao nível do clima, de modo a promover a mitigação das alterações climáticas (ODS 13); promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, e gerir de forma sustentável as florestas, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade (ODS 15); e revitalizar as parcerias para o desenvolvimento sustentável (ODS 17).

Para mais informações sobre as atividades, por favor contacte-nos, através do número 96 131 8422, ou via e-mail para: sitio.fontes@cm-lagoa.pt.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »