Instituto de Socorros a Náufragos recebeu novas viaturas - Algarlife Instituto de Socorros a Náufragos recebeu novas viaturas - Algarlife
Instituto de Socorros a Náufragos recebeu novas viaturas

Instituto de Socorros a Náufragos recebeu novas viaturas

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) conta para esta época balnear, com 31 veículos Volkswagen destinadas a missões de busca, salvamento e patrulhamento nas praias em Portugal, no âmbito do projeto “SeaWatch”.

Segundo o ISN, trata-se da maior frota de sempre desde o início do projeto que permitirá, para além dos 30 Volkswagen Amarok, dispor ainda com o novo Volkswagen Caddy de 7 lugares, que será utilizado para auditorias e formação.

A cerimónia de entrega oficial dos Volkswagen Amarok ao ISN para a época balnear de 2021, decorreu hoje, nas instalações da Marinha em Lisboa, tendo sido presidida por Sua Exa. O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho.

Estas viaturas serão operadas por militares da Marinha, habilitados com o curso e certificados como nadadores-salvadores, condutores de veículos todo-o-terreno e operadores de desfibrilhador automático externo, aptos para as operações mais complexas.

A adaptação dos Volkswagen Amarok para as necessidades de atuação em contexto de assistência a banhistas ficou a cargo da Volkswagen Veículos Comerciais em Portugal, e inclui suportes para equipamentos de emergência, pranchas de salvamento e macas, luzes de emergência, assim como um desfibrilhador automático externo que completa os equipamentos de suporte básico de vida.

As capacidades de todo-o-terreno, a elevada fiabilidade e os baixos consumos são vantagens identificadas relativamente a este modelo, que conta com um motor 3.0 V6 de 258 cv com um binário muito elevado que lhe confere as melhores capacidades de condução mesmo nos terrenos mais exigentes.

A bp Portugal volta a associar-se ao projeto “SeaWatch” através da neutralização das emissões de carbono dos veículos de salvamento.

Como forma de manter os veículos prontos para qualquer operação, a manutenção e a assistência das viaturas em todo o território nacional ficarão a cargo da Rede de Concessionários Volkswagen Veículos Comerciais.

O “SeaWatch” continua ainda a contar com o apoio do Volkswagen Financial Services e da Ageas Seguros, na missão conjunta de aumentar a capacidade de socorro às vítimas durante a época balnear e garantir uma maior proteção e segurança nas praias portuguesas. A seguradora, que disponibiliza produtos e serviços adaptados às necessidades dos seus Clientes, pretende assim continuar a ajudar os portugueses a proteger-se contra os riscos, contribuindo para a sua maior proteção e segurança na época balnear.

Este projeto registou em 2020 o salvamento de 58 banhistas, efetuando 372 assistências de primeiros socorros e 28 buscas com sucesso a crianças perdidas.

Desde o início da iniciativa, estima-se que os Volkswagen Amarok tenham percorrido cerca de 380 mil quilómetros em cada época balnear, sobretudo em praias não vigiadas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »