Inscrições abertas para a Meia-Maratona de Lagos - Algarlife Inscrições abertas para a Meia-Maratona de Lagos - Algarlife
Inscrições abertas para a Meia-Maratona de Lagos

Inscrições abertas para a Meia-Maratona de Lagos

Meia Maratona de Lagos

Meia Maratona de Lagos

A 28.ª edição da Meia-Maratona de Lagos que terá lugar no próximo dia 8 de maio, vai ser corridos em percurso plano, 21,097 Km, com partida junto ao hotel Marina Club Lagos e chegada na Marina de Lagos.

Os atletas irão percorrer toda a Avenida dos Descobrimentos, antes de rumar em direcção à Meia Praia e terminar junto ao cais. Pelo caminho têm duas zonas em que correm literalmente sobre a água, na ponte levadiça que liga a Marina à principal artéria da cidade e na aproximação à meta.

Jorge Candeias, presidente do Olímpico Clube de Lagos, afirma que esta é “uma prova única, pela beleza da cidade e pelo fantástico ambiente que envolve toda a prova. As pessoas gostam de fazer parte seja a correr ou a caminhar”.

Relativamente ao percurso, “este ano volta a ser maioritariamente plano, à semelhança da edição 2015, o que favorece os recordes pessoais mas também o convívio”, explica o presidente e também atleta, que participa na sua quinta meia-maratona. “Coloquei a mim mesmo o objetivo de fazer 12 meias-maratonas este ano e não podia faltar à minha preferida. Espero que os adversários se distraiam com a beleza do percurso“, confidencia Jorge Candeias.

Para os atletas menos profissionais a organização preparou uma corrida mais curta: Mega Caminhada Sopromar / Mini-Maratona Hospital São Gonçalo de Lagos, com a distância de 5 km. Um passeio pela cidade de Lagos para famílias e amigos que também querem fazer parte desta festa desportiva sem pensar no cronómetro.

O recorde masculino da prova está fixado nos 1h03m14s, por Manuel Matias (Maratona) em 1993. O maratonista representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996 e conta no seu currículo com triunfos nas maratonas de Paris e Fukuoka. No sector feminino, a melhor marca está estabelecida nos 1h11m06s, alcançado pela japonesa Haginaga Kanako em 1996.

Entre os vencedores da maior corrida da Cidade dos Descobrimentos estão nomes como Sergei Lukin, atleta russo que venceu em Lagos em 2008 em preparação para a vitória na Meia-Maratona de Lisboa duas semanas mais tarde, Anatoly Rybakov, Carlos Calado, Manuel Ferraz, e os quenianos James Mibei e Moses Kemei.

As inscrições encontram-se abertas até ao dia 6 de maio no site oficial e na Associação de Atletismo do Algarve.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »