Caviar Blanc a "delicatesse" gastronómica produzida no Algarve! - Algarlife Caviar Blanc a "delicatesse" gastronómica produzida no Algarve! - Algarlife

Caviar Blanc a “delicatesse” gastronómica produzida no Algarve!

O Caviar Branco é uma especialidade raríssima, esquisita, pertencente à categoria dos “delicatesse” gastronómicos, que surpreende os mais desatentos quando se fala em ovas de caracol, desse mesmo Helix Aspersa, um molusco que faz parte do chamado petisco em portugal, mas que é saboreado das mais diversas formas, tratamentos e requintes, um pouco por todo o mundo, com a França a liderar na multiplicidade de exemplos gastronómicos, quando se fala de escargot´s.

O Caviar de ovos de caracol, é raro, caro, caríssimo, para já só vai às mesas de luxo, mas não é propriamente uma novidade, já se produz em espanha, frança e alguns outros países, lista que também já inclui Portugal e o Algarve.

Hoje é notícia a “CaviarBlanc”, uma marca empresa, com sede em Bela Mandil/Olhão, que em parceria com o Chef Luís Mourão, responsável pelo restaurante Al Químia, do Epic Sana Algarve em Albufeira, tem dado aos clientes, a oportunidade de saborearem uma autentica delícia, que deriva do tradicional caviar de ovas de esturjão, não só devido à origem, mas sobretudo pela delicadeza do sabor.

“É um caviar diferente que não é utilizado com frequência, mas tem tido muito boa aceitação por parte dos clientes, tem sido uma experiência interessante”, diz o Chef Luís Mourão, que deixa os clientes mais reticentes quando fala em ovas de caracol, mas que os surpreende quando lhes serve Caviar Blanc.

As pérolas de caracol, também conhecidas por “Pérolas de Afrodite”, são de um branco perfeito, delicadíssimas e raras, se tivermos em consideração que cada animal, somento tem uma postura anual, com cerca de quatro gramas de ovos por postura.

O obreiro da idéia que se lançou à instalação de uma unidade de produção de ovos de caracol em Olhão, chama-se Altair Joaquim, que pegou na experiência do pai em França, na área da helicicultura, a criação e exploração de caracóis e a aplicou quando o projeto foi aprovado e financiado por fundos comunitários.

Com a construção da estrutura necessária para a produção de caracóis, recolha, tratamento e acondicionamento dos ovos, a empresa e marca “CaviarBlanc”, deu início à produção, que já se traduziu em resultados motivadores e significativos, apontando para um objetivo na ordem dos duzentos quilos/ano, depois da concluída a nova maternidade, estrutura que deve ficar operacional até ao final do ano.

Atualmente a produção está direcionado para os “distribuidores de produtos de qualidade gourmet, no setor da alta cozinha”, afirma Altair Joaquim, mas a empresa está focada nos mercados europeu e asiático, tendo como grande objetivo ganhar posição de destaque, nos Emirados Árabes Unidos e em Macau”.

A nível nacional, o processo de divulgação e comercialização do “CaviarBlanc”, está a ser dirigido para os chef´s de cozinha, disponibilizando uma embalagem de vidro com 28 gramas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »