O livro “A Pesca no Algarve Medieval” da autoria de José Castanheira, é apresentado no próximo sábado, 7 de Maio (17H00), nos Mercados de Olhão.
Editado pela ‘Sul Sol e Sal’, o livro vai ser apresentado por Pedro Pousão, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Sinopse
Neste trabalho analisamos a pesca no Algarve medieval durante os séculos XII, XIII, XIV e XV, ou seja, desde o século da formação de Portugal em que o Algarve era ainda o Gharb al-Andaluz, até ao reinado de D Manuel I, entrando assim pelo século XVI.
Partindo de documentação e de relatos coevos, as chamadas fontes, e de bibliografia, artigos e teses publicados, tentamos compreender como seria esse Algarve de então, o contexto regional e como se praticava a atividade piscatória, onde e com que métodos e “artes” se trabalhava.
Quais as espécies capturáveis e quais as mais importantes ao longo do período; onde estariam as comunidades localizadas pelo litoral e, quais os maiores e mais significativos portos de pesca; a comercialização, como se processava; e, como seriam a construção naval e as embarcações utilizadas. Tentamos igualmente compreender e demonstrar a importância da pesca e da indústria da salga no território mais meridional do reino de Portugal.
Colateralmente, não deixámos de abordar a temática dos impostos; a importância, o papel e alguma atividade do Infante D. Henrique, como homem da pesca no Algarve medieval; e ainda a questão da religiosidade e das Confrarias ou Irmandades e dos Compromissos Marítimos.