ARS Algarve melhora qualidade no atendimento ao utente

16

A ARS Algarve, inaugurou esta sexta-feira, dia 2 de outubro, um novo sistema de gestão de atendimento na Unidade de Saúde Familiar Ria Formosa em Faro, que vai diminuir as filas de espera e facilitar a informação aos utentes e a interação com os profissionais de saúde, nas unidades de saúde em toda a região.

Quiosque_informativoII_ARSAlgarve _abNo total são 20 quiosques multimédia com canal de tv informativo que vão ser instalados nos Centros de Saúde do Algarve nos próximos meses, apetrechados com um novo sistema, criado pelos especialistas de informática da ARS Algarve, com base em software livre, aberto e gratuito.

O utente vai poder dirigir-se ao quiosque multimédia na entrada da sua unidade de saúde e, com o seu cartão do cidadão, comunicar através do sistema, escolhendo o tipo de consulta que procura entre as múltiplas escolhas apresentadas no ecrã: exames, receitas, consulta médica, tratamentos de enfermagem, etc.

Já existia um sistema similar, de geração menos avançada, nalguns pontos da região, que abrangia 21% dos utentes inscritos nos centros de saúde. O sistema agora inaugurado permite a ARS Algarve abranger 83% dos utentes da região (mais de 430 mil) através deste sistema melhorado e moderno de gestão de fluxo de utentes e de informação.

Estes sistemas respondem ainda às necessidades de todos os que visitam a nossa região e carecem de ser assistidos nos nossos cuidados de saúde primários.

O investimento neste sistema de gestão de atendimento a utentes ronda os 100 mil euros, é financiado a 75% pela União Europeia pelo Programa Europeu Transfronteiriço Algarve – Andaluzia 2007-2013 (POCTEP), cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Contempla quiosques de atendimento automático, monitores de informação aos utentes, criação de aplicações informáticas, definição de fluxos de utentes, redefinição de processos organizacionais e funcionais e informação aos utentes, muito focada na Saúde Pública, com um canal corporativo de televisão.

O canal corporativo de televisão da ARS Algarve, implica a aquisição de 37 televisores LCD e 48 microcomputadores, que permitirão divulgar informação e vídeos na área da saúde.

Para além dos equipamentos referidos, os projetos desenvolvidos pela ARS Algarve, no âmbito do POCTEP, permitirão adquirir ainda este mês diverso equipamento para a área pediátrico, tais como: otoscópios, oftalmoscópio, balança e craveiras pediátricas, escalas de avaliação e testes psicológicos, equipamento terapêutico, colchões e bolas de ginástica, piscinas de bolas, almofadas de amamentação e plataformas de baloiçar.

O investimento total nestes equipamentos é de aproximadamente 60 mil euros.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.