Aljezur: "Noites Fantásticas em Castelos Fantásticos" - Algarlife Aljezur: "Noites Fantásticas em Castelos Fantásticos" - Algarlife
Aljezur: "Noites Fantásticas em Castelos Fantásticos"

Aljezur: “Noites Fantásticas em Castelos Fantásticos”

O Castelo de Aljezur recebe na noite de 27 de agosto, “Noites Fantásticas em Castelos Fantásticos”, uma iniciativa promovida pela Vicentina, dirigida a residentes e visitantes.

Valorizar monumentos e envolver a comunidade local, é o objetivo desta realização, numa lógica de aproximação ao monumento, através de várias abordagens, nomeadamente a Interpretação do Património, a Música e o Teatro.

Esta é uma aposta da Vicentina a Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, na promoção de atividades de cariz cultural diferenciadoras, que cruzem áreas culturais e artísticas, que proporcionem experiências no âmbito do património material e imaterial, existente no território.

A atividade que terá lugar no Castelo de Aljezur, no próximo dia e noite de 27 de agosto divide-se em duas partes. A primeira parte, denominada Vamos Tomar o Castelo, tem inicio às 18 horas com a receção dos participantes junto ao Mercado Municipal de Aljezur, a que se segue uma caminhada pelo centro histórico de Aljezur até ao Castelo.

Já no interior do Castelo de Aljezur existirá um momento de convívio entre mouros e cristãos, que contará com a participação de alguns jovens alunos da escola de música dos Bombeiros Voluntários de Aljezur e elementos do grupo de teatro per-versus.

Este momento de convívio, antecipa a apresentação de “Sítios com História” da atriz Neusa Dias, que acontecerá pelas 20h30. Sítios com História é um projeto teatral que nos desafia a conhecer lugares que fazem parte do nosso património, mas que muitas vezes não são de facto observados, ocupados e pensados.

A atriz Neusa Dias, apresenta uma abordagem que explora a biografia do lugar, num trabalho com um foco etnográfico e antropológico, como se procurasse a história de vida de um indivíduo, em busca das suas verdades e omissões. Estamos perante um projeto específico do lugar, em que a arte teatral parte deste e neste acaba, onde o lugar não é um mero espaço decorativo ou palco alternativo, sendo antes protagonista. Por isso, cada apresentação é irrepetível e única.

Na segunda parte, pelas 22h00, o Serão no Castelo, acontece o concerto de M- PeX, músico, compositor e produtor que tem na guitarra portuguesa o traço distintivo da sua identidade musical, mesclando a sua sonoridade com música eletrónica. As suas criações procuram posicionar este instrumento em estéticas sonoras diversificadas, culminando numa confluência musical.

Os interessados em participar na primeira parte do programa, “Vamos Tomar o Castelo”, deverão inscrever-se através do contacto 282 680 120 ou por correio eletrónico, para vicentina@vicentina.org.

Esta é uma iniciativa da Vicentina, Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste, integrada no ciclo “DiVaM para os + e – pequenos” do programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos / DiVaM 2016, promovido pela Direção Regional de Cultura do Algarve em parceria com agentes culturais da região.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »