VRSA e cidades geminadas lançaram “Bichos e Ervas das 4 Cidades”

17

Vila Real de Santo António, Montemor-o-Novo, Marinha Grande e Fundão, quatro cidade geminadas, lançaram recentemente uma edição especial do conhecido “Jogo da Glória”, intitulado, “Bichos e Ervas das 4 Cidades”, que pretende reaviver o hábito dos jogos de mesa.

O jogo faz parte da reta final da ação educativa «Bicharada, ervas e Companhia. À descoberta da fauna e flora das 4 cidades» que vem sendo dinamizada desde 2010 no âmbito do projeto «À Descoberta das 4 cidades» e tem reunido anualmente os alunos envolvidos na iniciativa.

Em Vila Real de Santo António participaram nesta ação educativa três turmas num universo de cerca de 70 alunos que, ao longo dos últimos 3 anos, identificaram no concelho áreas naturais protegidas, desenvolveram projetos de exploração da natureza (herbários, viveiros, hortas) e aplicaram a criatividade e a expressão artística no tratamento dos conteúdos recolhidos.

O jogo é acompanhado pela personagem «caracol» que transporta os jogadores numa viagem com passagem pelas serras e pomares no Fundão; pelo pinhal, dunas e mar na Marinha Grande; pelo montado e planícies de Montemor-o-Novo; e pelas matas, sapal, ria e mar de Vila Real de Santo António.

Em VRSA, os jogos foram distribuídos, na passada semana, às turmas da EB1 Santo António e da EB1 Caldeira Alexandre envolvidas no projeto, numa cerimónia presidida pela vice-presidente da Câmara Municipal de VRSA, Conceição Cabrita.

Além das crianças envolvidas no projeto, o jogo será entregue às bibliotecas escolares dos concelhos participantes, fomentando desta forma a aprendizagem lúdica da fauna e flora das quatro cidades.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.