VINCI Airports anuncia redução das emissões nos aeroportos

14

Depois dos aeroportos portugueses, a VINCI Airports anuncia a implementação do programa Airport Carbon Accreditation, nos aeroportos franceses e cambojanos, que gestiona, destacando-se como o primeiro grupo aeroportuário internacional a fazer aderir o conjunto dos seus aeroportos ao programa Airport Carbon Accreditation.

O programa Airport Carbon Accreditation (ACA), lançado em 2009 por iniciativa do Conselho Internacional dos Aeroportos (ACI), é o único programa de dimensão internacional de redução das emissões de gases de efeito de estufa específico para os aeroportos.

Esta certificação avalia e reconhece o processo empreendido pelos aeroportos a fim de reduzirem as suas emissões de gases de efeito de estufa. A acreditação exige uma verificação por uma entidade independente. É constituída por quatro níveis de acreditação: mapeamento, redução, otimização e neutralidade.

Entre 2011 e 2014, os aeroportos portugueses reduziram em mais de 5% as emissões de gases de efeito de estufa por unidade de tráfego. Graças a esta redução das emissões, sete destes aeroportos cumpriram, em 2015, as condições de elegibilidade para a acreditação de nível 2 do programa Airport Carbon Accreditation.

Em dezembro, serão acreditados os aeroportos da VINCI Airports,nomeadamente os dez aeroportos franceses, Nantes Atlantique, Rennes Bretagne, Dinard Bretagne, Quimper Cornouaille, Poitiers Biard, Clermont-Ferrand Auvergne, Chambéry Savoie, Grenoble Isère, Saint-Nazaire Montoir e Pays D’Ancenis e os três aeroportos cambojanos, Phnom Penh, Siem Reap e Sihanoukville, obterão o nível 1 de acreditação.

Para Nicolas Notebaert, Presidente da VINCI Airports “Este processo inscreve-se nos objetivos prioritários da estratégia ambiental da VINCI Airports. Neste quadro, comprometemo-nos especificamente a obter a certificação ISO 14001 para todos os nossos aeroportos, a reduzir a nossa intensidade energética em 20% até 2020 e a implementar medidas específicas para a proteção da biodiversidade”.

Em nome do ACI, Olivier Jankovec, Diretor Geral do ACI Europa, e Patti Chau, Diretora Regional do ACI Ásia-Pacífico, comentaram “Congratulamo-nos com esta nova etapa para a certificação do conjunto dos aeroportos de um dos principais grupos aeroportuários a nível mundial. Em pouco tempo, a VINCI Airports destacou-se entre os líderes do setor aeroportuário na questão da gestão das emissões de CO2, demonstrando que os seus objetivos económicos andam de mãos dadas com um compromisso de primeira linha na luta contra o aquecimento global”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.