Lagos promove ações de sensibilização sobre resíduos

Lagos promove ações de sensibilização sobre resíduos

20

A Unidade Técnico-Ambiental da Câmara Municipal de Lagos, desenvolveu várias ações de sensibilização ligadas aos resíduos urbanos no Município, nomeadamente o processo de reciclagem, resposta a uma solicitação da Universidade Sénior de Lagos.

Esta ação teve como objetivo, dar a conhecer o destino dos vários resíduos, consciencializar para a importância dos 4 R´s, para o facto dos resíduos serem um recurso, identificar e classificar resíduos e proceder à sua separação, acondicionamento e deposição de forma correta.

Para os alunos interessados os serviços promoveram ainda uma visita ao Aterro Sanitário do Barlavento, para consolidação das matérias aprendidas, que se realizou no mês de março.

As ações teóricas, que se desenvolveram em 3 dias, contaram no total com 25 participantes, dos quais 17 participaram na visita ao aterro.

Nestas ações de sensibilização, e numa componente mais teórica, foram dados a conhecer vários assuntos relacionados com esta temática, tais como os Resíduos no Município de Lagos (RSU, Monos, Verdes, RCD´s, Pilhas, REEE´s, Rolhas de cortiça, Recicláveis – papel/ cartão; plástico/metal; vidro) e Óleos Alimentares Usados), foram explicadas as diferenças entre lixeiras e aterros sanitários, e a importância da reciclagem ao nível das suas vantagens, procedimentos, tipos de ecopontos e materiais que podem ser reciclados.

Também foi desenvolvida a uma componente prática, que passou pela Visita ao Aterro Sanitário do Barlavento, sito no Porto de Lagos, que teve como finalidade consolidar os conceitos adquiridos e visualizar os diferentes processos de valorização e tratamento dos resíduos, ao mesmo tempo que se pretendeu envolver mais alunos.

De acordo com os serviços, e após uma avaliação através de questionário, constatou-se que de uma forma global a avaliação foi bastante positiva, conseguindo-se despertar um grande interesse nos participantes, para as questões dos resíduos sólidos urbanos e das vantagens da reciclagem.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.