Laço Humano contra os maus tratos infantis em Faro!

9

A campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e pela Câmara Municipal de Faro, reuniu mais de 850 alunos das escolas do 1.º Ciclo do Concelho e mais de 60 adultos no passado dia 30 de abril, contra os maus tratos infantis, num ato de sensibilização que culminou na formação de um “Laço Humano”, no Parque Ribeirinho de Faro.

O evento que contou com o apoio das juntas de freguesia do concelho, FAGAR, Modelo/Continente, EVA Transportes S.A. e PSP-Polícia de Segurança Pública, visou a consciencialização da comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância.

A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A. quando uma avó, Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro “para fazer com que as pessoas se questionassem”.

A história que Bonnie Finney contou aos elementos da comunidade que se revelaram “curiosos” foi trágica e referia-se aos maus tratos à sua neta. Pela mesma razão, o seu neto já tinha sido morto de forma brutal.

E porquê azul? Porque apesar do azul ser uma cor bonita, Bonnie Finney não queria esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus dois netos. O azul servir-lhe-ia como um lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças contra os maus tratos.

A história de Bonnie Finney mostra-nos o efeito que a preocupação de um único cidadão pode ter, no despertar das consciências do público em geral relativamente aos maus tratos em crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.