Exposição O Algarve de Artur Pastor em Lagoa

6

A exposição de fotografia “O Algarve de Artur Pastor”, foi inaugurada na passada terça feira no Convento de S. José, onde estará patente até 31 de março de 2016, incluída na 2ª edição dos Enfola, os Encontros de Fotografia de Lagoa.

Na abertura da cerimónia de inauguração, o Presidente Francisco Martins afirmou-se honrado por ter conseguido trazer esta exposição para Lagoa, agradecendo desde logo à família do fotógrafo, na pessoa da viúva, D. Rosalina Pastor, o seu importante contributo para que fosse possível.

A viúva de Artur Pastor realçou que o marido sendo alentejano de Portalegre, rapidamente se apaixonou pelas terras do sul, depois do serviço militar passado em Tavira. Agradeceu ainda a Nuno Loureiro, da Universidade do Algarve, diretor dos Enfola, impulsionador deste projeto e a todos os seus colaboradores.

A exposição tem um núcleo principal constituído por 61 fotografias das décadas de 1940 a 1960, provenientes do Arquivo Municipal de Lisboa/Núcleo Fotográfico, detentor do espólio do fotógrafo desde 2001 e é enriquecido pela apresentação de exemplares de obras como “Algarve, Portugal”, da autoria de Artur Pastor e publicado em 1965, e “Mulheres do meu País”, de Maria Lamas, que integra fotografias de Artur Pastor.

No espaço também pode ser visto um exemplar do catálogo da exposição de 1946, “Motivos do Sul”, que se realizou no Círculo Cultural do Algarve, em Faro.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.