A AHETA associa-se ao Dia Mundial do Turismo - Algarlife A AHETA associa-se ao Dia Mundial do Turismo - Algarlife

A AHETA associa-se ao Dia Mundial do Turismo

A AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, associa-se às comemorações do Dia Mundial do Turismo 2015 no próximo dia 27 de Setembro, com o lema, “um milhão de turistas, um milhão de oportunidades”.

Os últimos dados estatísticos, revelam que o turismo gera mais de mil milhões de turistas anualmente, emprega uma em cada onze pessoas em todo o mundo, contribui para 10 por cento do PIB global e representa 6 por cento das exportações mundiais.

As comemorações, a cargo da Organização Mundial do Turismo (OMT), pretendem sensibilizar a opinião pública mundial para o facto da indústria do turismo se ter assumido como um dos sectores económicos globais mais dinâmicos, quer em termos culturais e sociais, quer em termos económicos e políticos.

A indústria do turismo vem-se revelando uma das actividades económicas com maior sucesso na fixação das comunidades locais, designadamente em zonas carenciadas, desempenhando ainda um papel determinante na criação de emprego e aumento da competitividade económica das regiões e dos países onde se desenvolve, gerando receitas significativas e, por essa via, auto-estima e bem-estar social das populações residentes.

Para além dos benefícios económicos, essenciais para o crescimento e desenvolvimento dos países, o turismo contribui, decisivamente, para a promoção e preservação da língua e cultura, assim como dos usos e costumes dos povos receptores.

O turismo do Algarve é o maior sucesso económico e social em toda a história económica da região, quer em matéria de criação de novas oportunidades para as comunidades residentes, quer no que se refere à sua importância, presente e futura, na promoção de um desenvolvimento sustentável.

Para a AHETA, o turismo é, cada vez mais, uma das actividades indispensáveis à condução das políticas macroeconómicas do nosso país, o que exige a definição de estratégias coerentes e potenciadoras do seu desenvolvimento, de forma a viabilizar as empresas e, por essa via, consolidar a afirmação e expansão do sector turístico e empresarial.

O Algarve, enquanto maior e mais importante região turística do nosso país, deve passar a ser entendido como um dos factores mais relevantes da economia portuguesa na actualidade, designadamente no que se refere à sua capacidade para gerar bens transaccionáveis, um dos maiores desígnios da economia portuguesa no próximo futuro.

Neste contexto, o Algarve deve passar a ser objecto de estratégias de desenvolvimento, quer a nível de investimentos públicos em infraestruturas e equipamentos que ainda não temos, quer em matéria de apoios financeiros e outros incentivos às nossas empresas.

Para comemorar o Dia Mundial do Turismo, a AHETA recomenda, mais uma vez, aos seus associados, uma atenção especial para com os seus clientes/turistas neste dia




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »