Comissão Europeia avança para o Atlântico!

15

A  Comissão Europeia decidiu avançar para o oceano atlântico, no intuito de criar emprego e promover um crescimento sustentável, nos cinco países do litoral atlântico, França, Irlanda, Portugal, Espanha, Reino Unido.

Vão ser chamadas ao debate as autoridades regionais e locais, empresas e outros intervenientes, para definir as principais prioridades de investimento e de investigação, bem como ideias para projetos concretos.

Diz-se no site da Comissão, “que o enorme potencial económico dos nossos mares e oceanos está, em larga medida, por explorar”.

O aproveitamento energéticos dos oceanos, a exploração mineira dos fundos marinhos, a biotecnologia marinha e outros setores emergentes, bem como a revitalização de atividades tradicionais como a pesca, a aquicultura e o turismo, podem contribuir para o desenvolvimento de uma «economia azul» na Europa, assente na inovação e nas tecnologias, que possa criar emprego e crescimento económico.

Para a Comissão que parece ter mudado de opinião relativamente ao mar e muito especialmente à zona atlântica,  os mais recentes avanços tecnológicos, tornam possível beneficiar do potencial económico dos oceanos de uma forma sustentável, diz-se no documento da Comissão Europeia.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.