Pacheco Pereira em Loulé com “As Armas de Papel” - Algarlife Pacheco Pereira em Loulé com “As Armas de Papel” - Algarlife

Pacheco Pereira em Loulé com “As Armas de Papel”

61

“As Armas de Papel” é o mais recente livro de Pacheco Pereira, editado pela Temas & Debates, que será apresentado pelo próprio, na Biblioteca Municipal de Loulé, amanhã (sexta feira 17) pelas 21:00.

Trata-se de um trabalho do género enciclopédico, o que segundo o autor facilita a consulta, não obrigando o leitor a seguir página a página, já que pode saltar de texto em texto como lhe interessar mais.

Na perspetiva do autor, estamos perante o retrato de uma geração, a sua, uma geração que viveu parte dos acontecimentos mais importantes do século XX, um trabalho com muito material inédito, nomes de sociedade, do passado e do presente.

Pacheco Pereira viveu ele próprio alguns dos episódios descritos no livro, por ter estado associado, na juventude, a publicações clandestinas de extrema-esquerda, são centena e meia de títulos, com referência para a“Acção Popular”, “O Proletário Emigrado”, “Seara Vermelha”, “Unidade e Luta” e “Viva o Comunismo!” ou “O Martelo”, “uma publicação clandestina do Comité Operário Staline, editado na Cepsa, em Matosinhos, uma das primeiras células operárias ligadas ao Grito do Povo”.

José Pacheco Pereira nasceu em 1949, na cidade do Porto é licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto, é professor no ISCTE e na Universidade Autónoma de Lisboa.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.