Catálogo da Exposição “À Procura de um Outro Corpo”!

14

O Museu do Trajo de São Brás de Alportel acolhe no próximo dia 21 de novembro, pelas 18h00, o lançamento do Catálogo da exposição “À Procura de um outro corpo” acompanhado por uma conversa informal com as autoras dos textos, Luísa Ferreira, Margarida Medeiros e Graça Passos.

Este catálogo resulta da instalação de fotografia “À Procura de um Outro Corpo”, patente no espaço público são-brasense, numa versão polinucleada, até meados de dezembro.

Um trabalho que revela as fotografias de Luísa Ferreira sobre a obra escultórica de Rosalina e Joaquim Passos produzida em São Brás de Alportel nos anos 40. Para a crítica de arte Margarida Medeiros esta exposição reitera o interesse da fotógrafa pela construção de um sistema ambíguo de receção das fotografias, explorando o seu lado simultaneamente documental e poético considerando que é nesta linha de entrelaçamento entre o documental e o ficcional, que se insinua toda a originalidade do seu trabalho. Para si, estas magníficas fotografias reforçam esse aspeto de ‘almas de um outro mundo’ numa espécie de “regresso dos mortos” de que falava Barthes.

O título “À procura de um outro corpo” remete para a dimensão política da estética ampliada pela sua integração nas comemorações do centenário do concelho.

A exposição integra o espólio artístico que a Família Passos cedeu ao município de São Brás de Alportel, no passado mês de agosto, uma herança histórico-cultural de valor inestimável que perpetua para as novas gerações o testemunho de uma família de mérito são-brasense, a Família Passos.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.