Beijinhos de Amêndoa especialmente durante as festas

Beijinhos de Amêndoa especialmente durante as festas

11

Não se conhece exatamente a origem dos Beijinhos de Amêndoa, mas segundo alguns estudiosos, esta iguaria remonta à doçaria conventual, quando eram confecionados pelas religiosas dedicadas ao recolhimento, por volta do século XV, período que coincide com a entrada do açúcar nessas cozinhas, onde até então o adoçante principal era o mel.

Trata-se de uma iguaria que se distingue pela particularidade de ter por base a amêndoa, um fruto caraterístico da região algarvia, muito apreciada das mais diversas formas.

Os Beijinhos de Amêndoa quando confecionados a preceito, chegam a ser apelidados de “divinos”, porque não deixam nenhum amante dos sacro sabores indiferente, havendo no entanto quem garante que quando saboreados em excesso, são um perigo para diabéticos.

Aproveitando a quadra natalícia e porque alguém nos sugeria a divulgação de uma receita de “Beijinhos de Amêndoa”, selecionamos com algumas pequenas variações já ensaiadas, de entre aquelas que nos foram aconselhadas, a receita do livro “Cozinha Regional do Algarve”, da Região de Turismo do Algarve.

BEIJINHOS DE AMÊNDOA / Receita

Começamos por retirar a casca à amêndoa, triturando-a de seguida até se obter uma farinha uniforme.

De seguida coloca-se o açúcar num recipiente preparado para ir ao fogo e cobre-se com água, mexe-se até derreter o açúcar, deixa-se ferver por alguns minutos (poucos) até chegar a ponto de fio forte.

Junta-se a amêndoa, vai-se mexendo em lume brando até ligar, após o qual se retira do fogo.

Deixa-se arrefecer e quando morno, adicionam-se as gemas de ovos, que foram previamente batidas juntamente com a clara. Leva-se de novo ao lume brando, mexendo sempre até a massa enxugar.

Retira-se novamente e quando morno, fazem-se as bolinhas utilizando os dedos passados por manteiga derretida, dispondo-as num tabuleiro também untado com manteiga.

Quando terminada a quantidade de bolinhos desejada, leva-se o tabuleiro ao forno e deixam-se alourar singelamente.

No final espera-se que arrefeçam, colocam-se nas formas de papel previamente preparadas e estão prontos a servir.

Ingredientes / Para 20 beijinhos:

250 grs de açúcar ;
125 grs de amêndoa ;
6 gemas ;
1 clara

RTA / Cozinha Regional do Algarve / PP




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.