ALGAR promove Workshop sobre Aquecimento a Biomassa

10

A ALGAR promove no próximo dia 11 de abril, um workshop sobre “A importância da biomassa em sistema de aproveitamento térmico”, dirigido a técnicos e representantes municipais, nas instalações do centro de artes e ofícios em São Brás de Alportel.

Este  workshop tem como objetivo a apresentação dos resultados do projeto concretizado em setembro passado, nas piscinas cobertas municipais de São Brás de Alportel, em que se procedeu à substituição do sistema de aquecimento da caldeira a gasóleo pela alimentação energética da caldeira a biomassa, ou seja a pellets.

O Workshop realiza-se em parceria com a Câmara Municipal de Alportel, que dará o seu testemunho sobre o novo sistema de aproveitamento térmico das piscinas municipais cobertas.

O painel de oradores contará ainda com a presença GESTO Energia que falará da importância da biomassa como Fonte de Energia Renovável (FER ) em Portugal e a ALGAR que dará conta das ações desenvolvidas no âmbito do Projeto PROFORBIOMED.

Este caso foi alvo de um estudo de viabilidade técnico-económica e ambiental no âmbito do PROFORBIOMED, o qual pode agora ser validado com os dados reais de exploração, nomeadamente ao nível da poupança em custos de combustível.

Assim, e tendo presentes alguns dos pressupostos considerados aquando da realização deste estudo, verificou-se que o consumo e custos anuais previstos para a utilização de pellets, será de cerca de 60% inferior aos atuais realizados com a aquisição de combustíveis, nomeadamente o gasóleo.

Para além da vantagem económica também existem benefícios ambientais, uma vez que as emissões CO2 associada à combustão da Biomassa são consideradas nulas. A ALGAR pretende ainda com a divulgação deste projeto, contribuir para a dinamização de outras ações concretas em que a biomassa seja a fonte de combustível.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.