Águas do Algarve assinala o Dia Mundia da Água

Águas do Algarve assinala o Dia Mundial da Água

6

A Águas do Algarve assinala o Dia Mundial da Água, que se celebra a 22 de Março, com um conjunto de iniciativas durante o mês, num alerta para a importância deste bem essencial à vida do ser humano, que escasseia, colocando já em risco a qualidade de vida de inúmeras comunidades.

O Dia Mundial da Água, foi instituído pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 1992, com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância deste bem proporcionado pela natureza, num apelo à sua utilização de forma mais racional.

No mês de Março e no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Água, a Águas do Algarve tem previstas diversas ações dirigidas à população, na região, como são exemplo:

1. Lançamento de Concurso de Fotografia – 4ª Edição – A Água pelos meus Olhos

O Concurso tem como objetivo estimular os valores ambientais, a necessidade de preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade do Planeta. Como? Num desafio às capacidade artísticas de cada um, ligadas à imagem, explorando o potencial criativo com uma câmara fotográfica;

Através da imagem podemos exteriorizar pensamentos, ações e comportamentos para a preservação e proteção ambiental. Pretende-se que este Concurso tenha significativa contribuição para a construção de uma sociedade mais sustentável e ambientalmente responsável.

2. Portas Abertas em três das principais infra-estruturas:

 Dia 22 de Março – Estação de Tratamento de Água (ETA) de Tavira 15:00 horas

A Estação de Tratamento de Água de Tavira trata água superficial proveniente das albufeiras de Odeleite e Beliche. Tem capacidade máxima diária de produção de 190.000 m3, repartida por duas fases de 95.000 m3 cada. A população servida atualmente é da ordem dos 460.000 habitantes, perspetivando-se os 530.000 habitantes em 2024;

 Dia 22 de Março – Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Albufeira Poente 15:00 horas

A ETAR Intermunicipal de Albufeira Poente situa-se na freguesia da Guia, concelho de Albufeira e serve os Municípios de Albufeira, Silves e Lagoa. A instalação foi dimensionada para servir no horizonte de projeto 133.900 habitantes equivalentes, correspondendo ao caudal médio diário de 28.119 m3/dia. O sistema intercetor de Albufeira Poente tem cerca de 
45 km e é constituído por um conjunto de 15 estações elevatórias.

 Dia 23 de Março – ETA de Alcantarilha 15:00 horas

A ETA de Alcantarilha trata água superficial proveniente da albufeira de Odelouca (desde 2012) e água subterrânea proveniente das captações de Vale da Vila e de Benaciate. A adução de água superficial à ETA de Alcantarilha efetua-se graviticamente, através de uma conduta com 2,5 m de diâmetro e cerca de 12 Km de extensão desde o túnel de Odelouca. Esta ETA situa-se a cerca de 10 Km de Silves e a 12 Km do Túnel Odelouca, junto à localidade de Alcantarilha – Gare. A sua construção iniciou-se em Outubro de 1998 e concluiu-se no final de 1999.

3. Encerramento 7ª Edição do Projeto Água Jovem – Dia 22 de março em Silves – Quinta Pedagógica de Silves

Encerra no Dia Mundial da água, a 7ª Edição do Projeto Água Jovem, na Quinta Pedagógica de Silves. É objetivo desta ação sensibilizar os jovens algarvios para a importância do seu contributo na valorização dos recursos naturais e hídricos da região. O projeto Água Jovem, promove-se através da criação de um concurso que tem como grupo alvo jovens que frequentem o 1º, 2º e 3º Ciclos do ensino Básico.

Os 3 temas deste ano letivo 2016/2017, foram:

 Tema I – Acesso à Água um direito fundamental
 Tema II – Turismo Sustentável para o Desenvolvimento
 Tema III – Lagoa dos Salgados

A ONU definiu como tema para 2017 a “Água residual e a reutilização de efluentes. A quantidade de água no mundo é sempre a mesma. O importante é não poluir as fontes e que a água já utilizada tenha um retorno ao meio ambiente com qualidade e tratamento adequados para que seja lançada no corpo recetor (rios, mar e lagos) sem causar danos à saúde e aos ecossistemas.

Em 2018, o tema do Dia Mundial da Água será “Soluções Naturais para a Água”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.