1ª Feira das Hortas de Monchique a 12 e 13 de Julho!

12

A 1ª Feira das Hortas de Monchique, que se realiza a 12 e 13 de Julho, uma evolução das anteriores Feiras da Batata e do Limão, que tiveram lugar nos anos de 2012 e 2013, prtende ser, segundo a autarquia, promover e divulgar os diferentes produtos produzidos no âmbito da agricultura familiar praticada no concelho.

O certame vai reunir a generalidade da produção agrícola do concelho, os tradicionais secos e frescos, como são exemplo os diferentes produtos hortícolas , desde a batata caraterística da região, às frutas, aos legumes e até aos pequenos animais de produção caseira.

O artesanato produzido em contexto familiar, também vai marcar presença, com os produtos confecionados pela mulher de Monchique, importante para economia rural e familiar, de assinalar no “Ano Internacional da Agricultura Familiar” decretado pela FAO-Fundo das Nações Unidos para a Agricultura e Alimentação.

Refira-se ainda que os filhos dos agricultores, em idade escolar, também participam nesta feira, com trabalhos de texto e artes plásticas, apresentados ao concurso promovido pela Caixa Agrícola do Algarve, sob o tema “Os jovens, a agricultura e a Caixa de Crédito Agrícola”.

No calendário de animação da feira, na vertente cultural, fazem parte um “atelier” de desenho e pintura ao vivo, iniciativa que vai contar com a participação de jovens visitantes, um apiário simulado e um burro para passeios no local.

Na componente musical, o privilégio vai para os artistas locais que animarão a rua e o palco, destacando-se as concertinas e o acordeão, as atuações de Marcelo Rio e Eulália e Vânia Nunes, a Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários de Monchique e o Coro da Academia Sénior de Monchique.

A Feira das Hortas de Monchique é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Monchique e pela Caixa Agrícola do Algarve, em conjunto com a Associação de Agricultores Concelhia, a CITRIGARBE – Associação dos Horto-fruticultores do Concelho de Monchique, contando ainda com o apoio da Cooperativa Agrícola de Monchique, das Juntas de Freguesia do Concelho, Jornal de Monchique e Rádio Foia.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.