Vila Real St. António apoia gratuitamente meio milhar de alunos! - Algarlife Vila Real St. António apoia gratuitamente meio milhar de alunos! - Algarlife

Vila Real St. António apoia gratuitamente meio milhar de alunos!

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António continua a oferecer de forma totalmente gratuita, todos os apoios sociais no ano letivo 2014/2015, nomeadamente o prolongamento de horário para os alunos do pré-escolar nos períodos da manhã, almoço e final de tarde.

A autarquia solidariza-se com os agregados familiares do concelho, que se encontram em maiores dificuldades económicas, disponibilizando sem custos, atividades de enriquecimento curricular como inglês, música, atividade física e desportiva, expressão plástica e ciências da natureza, assegurando ainda o transporte para as visitas de estudo a todas as turmas do primeiro ciclo e pré-escolar.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, “apesar do cenário de contenção económica, a autarquia mantém a totalidade dos apoios que vem prestando às famílias na área da educação, setor que continua a merecer uma das maiores dotações orçamentais no município de VRSA”.

“Temos, neste momento, um parque escolar totalmente requalificado e equipado, merecendo especial destaque a renovação completa da Escola Secundária de VRSA, cujo papel da autarquia foi fundamental no desbloqueio das obras que se arrastavam há vários anos», destaca Luís Gomes.

A Câmara Municipal prevê auxiliar cerca de 300 alunos do escalão A e cerca de 150 alunos no caso do escalão B. Os alunos do 1º escalão terão direito à totalidade do valor dos manuais escolares e a 20 euros para material escolar, enquanto os alunos do 2º escalão têm direito a 50% do valor dos livros e a 10 euros em material escolar. Na totalidade, serão abrangidos por esta medida meio milhar de alunos.

A autarquia irá tambem pagar as refeições escolares na totalidade do seu valor aos alunos do 1º ciclo e do ensino pré-escolar do 1º escalão e subsidiar em 50% os alunos destes níveis de ensino inseridos no 2º escalão.

Para os alunos do ensino secundário do 1º escalão, o transporte escolar será também disponibilizado a custo zero, enquanto para os do 2º escalão o transporte é comparticipado pela autarquia em 75%. Os restantes alunos deste nível de ensino têm uma comparticipação de 50%.

Estão igualmente à disposição da comunidade escolar os três “Espaços Internet” concelhios em Vila Real de Santo António, Cacela e Monte Gordo e as bibliotecas escolares, que se encontram a funcionar em articulação com a Biblioteca Municipal Vicente Campinas.

A estas valências, junta-se o trabalho de proximidade das equipas de psicólogos da Câmara Municipal de VRSA, que trabalham durante todo o ano letivo, de forma totalmente gratuita, em articulação com alunos, professores e encarregados de educação.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »