Os alunos do primeiro ciclo residentes no município de Vila Real de St. António, que frequentem as escolas do concelho no ano letivo 2015-2016, vão receber de forma graciosa os manuais os escolares.
A autarquia, que elege a educação como uma das suas prioridades, procura desta forma, minimizar as consequências da crise, ajudando as famílias a superar as dificuldades financeiras mais sentidas no início do ano escolar.
Além da atribuição de manuais escolares, a Câmara Municipal de VRSA irá investir até 150 euros na compra de material didático para cada uma das 51 salas de aula do pré-escolar e primeiro ciclo, medida que se vem juntar à aquisição de quadros interativos, já efetuada.
A somar a estes auxílios, será igualmente atribuído, aos alunos abrangidos pelo 1º e 2º escalões, uma verba para a aquisição de material escolar.
De acordo com Conceição Cabrita, vereadora com o pelouro da educação e juventude, “este conjunto de medidas representa um investimento global de cerca de 65 mil euros e irá beneficiar perto de 850 alunos e mais de meia centena de salas de aula”.
Para usufruir da medida, os encarregados de educação deverão apresentar a fatura comprovativa da compra dos manuais escolares, emitida com o NIF do aluno, no Gabinete de Apoio ao Munícipe, a partir da segunda quinzena de agosto. O reembolso da verba será processado desde que aluno resida ou frequente uma das escolas do primeiro ciclo do concelho.
No ano letivo 2015-2016, a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António continuará a manter todos os restantes apoios sociais, continuando a ser o único município do Algarve a oferecer, de forma totalmente gratuita, a componente de apoio à família, nomeadamente o prolongamento de horário para os alunos do pré-escolar nos períodos da manhã, almoço e final de tarde.
Do mesmo modo, serão disponibilizadas, sem custos, atividades de enriquecimento curricular como inglês, música, atividade física e desportiva, expressão plástica e ciências da natureza.