The Lost Warhols by Karen Bystedt na Marina de Vilamoura - Algarlife The Lost Warhols by Karen Bystedt na Marina de Vilamoura - Algarlife
The Lost Warhols by Karen Bystedt na Marina de Vilamoura

The Lost Warhols by Karen Bystedt na Marina de Vilamoura

O espaço de Exposições da Marina de Vilamoura, recebe de 17 de junho a 31 de agosto, a exposição “The Lost Warhols” da autoria de Karen Bystedt, artista e fotógrafa, associada a artistas urbanos convidados, que criaram peças inéditas e exclusivas.

Karen Bystedt, originária de Los Angeles (EUA) reuniu alguns dos mais conceituados artistas urbanos, nacionais e internacionais, em Vilamoura, num projecto que tem por base uma série limitada de fotografias feitas por si ao ícone da Pop Art, Andy Warhol.

A abertura ao público da exposição “The Lost Warhols – Andy Goes Street in Vilamoura” by Karen Bystedt é o culminar de uma parceria desenvolvida entre Vilamoura World e a Omey Projects e decorre a 17 de junho, às 18h30, no Espaço de Exposições da Marina de Vilamoura.

A exposição estará patente até 31 de agosto e contará com os artistas Add Fuel, Eime, Draw, Mar, By Beau, King Saladeen, Tamara, Kruella, Maser, Ricardo Pereira e Filippo Fiumani.

A história das fotografias começa em 1982 quando Karen convida Andy Warhol para fazer parte de um livro sobre os modelos masculinos mais proeminentes da época. Surpreendentemente, foi o próprio Andy Warhol que atendeu o telefone e acedeu a participar no projecto, dizendo que se “sentia muito lisonjeado”. Depois de o ter fotografado com a sua Hasselblad alugada, Karen Bystedt publicou o livro “Not Just Another Pretty Face” com enorme sucesso. Em 2011, depois de ler um artigo no Financial Times que falava da tendência crescente de revisitar o trabalho de Warhol, a fotógrafa revirou a sua garagem para encontrar os negativos da sessão fotográfica feita 20 anos antes e encontrou as 10 fotografias que agora permitem trazer este trabalho inédito em Vilamoura.

Para esta exposição, Karen desafiou os artistas a fazerem a sua interpretação e intervenção sobre telas, tendo por base as fotografias feitas pela artista a Andy Warhol nos anos 80, naquilo que é uma fusão entre a arte fotográfica e a arte urbana.

Para a edição portuguesa, apresentada no Espaço de Exposições da Marina de Vilamoura até 31 de agosto, Karen Bystedt associou-se aos 11 artistas urbanos, que criaram 11 peças inéditas com 1m x1m. As peças são enquadradas por molduras SUGI, feitas a partir de madeira sustentável de cedro japonês, e que foram produzidas em São Miguel (Açores) especialmente para esta exposição.

Paralelamente a esta exposição, foram edificados e trabalhados dois murais no centro de Vilamoura, com a colaboração de alguns destes artistas, para simbolizar o início do compromisso de Vilamoura World em promover e apoiar a arte em Portugal. Para além destas iniciativas, vários artistas estão a ser desafiados a participar numa exposição de arte intitulada “10×10”, cujo objetivo é promover jovens artistas em ascensão, que terão a oportunidade de dar a conhecer o seu trabalho.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »